Sintietfal realiza primeiro encontro com os aposentados

Diversos aposentados do IFAL estiveram na tarde da última sexta-feira, 13 de maio, na sede do Sintietfal para o primeiro encontro com a nova gestão sindical. O grupo foi acolhido pelos representantes da diretoria eleita para o triênio 2016/2019 que apresentou a atual situação do sindicato e repassou informações sobre convênios e assuntos jurídicos.

 

A aproximação com os aposentados é uma meta perseguida pela nova diretoria e que teve seu passo inicial com esse encontro. “Foi um primeiro momento e bastante proveitoso. Queremos repetir essa atividade no próximo mês, realizando um encontro junino com os aposentados e assim estreitar ainda mais esse laço com a nossa entidade”, disse Hugo Brandão, presidente do Sintietfal.

 

Uma das responsáveis pelo sucesso do evento foi Ligia Maria Moreira. Sindicalizada desde a fundação do Sintietfal, ainda quando se chamada associação de servidores, Ligia almoça com os aposentados toda a última sexta-feira do mês e ajudou no convite aos seus pares.

 

“Recebemos o sindicato em um dos nossos almoços e fiquei de convidar o pessoal para vir. Veio muita gente e outros faltaram. Vou reforçar para vir mais gente na próxima vez, porque acho muito importante esse contato com o sindicato”, afirmou Ligia Maria.

 

O tema que acabou tendo mais destaque – tanto pelo tempo que passou sem atividade, como pela disputa judicial ocorrida – foi a reorganização do Sintietfal. A nova gestão apresentou todo o histórico da retomada da entidade, a intervenção judicial e a disposição dos novos diretores em reconstruir o sindicato com a participação de todos.

 

“O Sindicato está reerguido para lutar pelos direitos de todos os servidores. Não cairemos na perspectiva divisionista de separar os aposentados dos servidores da ativa, é na união da categoria que está a nossa força”, Gabriel Magalhães, tesoureiro do Sintietfal.

 

Assuntos Jurídicos – Outro tema bastante discutido foram os processos jurídicos que os servidores ingressaram nos últimos anos. Esclarecidos da falta de documentação e da desorganização deixada pela antiga diretoria, representada por Nilton Coelho, os aposentados foram convidados a conversar individualmente com o jurídico do sindicato – que realiza plantão semanal na sede da entidade às quartas-feiras – para ter mais informações sobre cada processo ou ingressar com alguma nova demanda.

 

Unimed – O tema dos convênios foi trazido à pauta com o que mais preocupa os aposentados, a Unimed. Tendo um reajuste em 2015 que desagradou aos servidores, o plano de saúde propôs 30,79% de aumento para 2016. O Sintietfal considerou inaceitável e propôs o reajuste da ANS, 12,55%. As negociações ainda não foram finalizadas.

 

O primeiro encontro do Sintietfal com os aposentados finalizou com um farto coffee break e com o preenchimento da ficha de filiação para atualização cadastral dos filiados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *