Dia Nacional de Paralisação mobiliza servidores nos câmpus e nas ruas

O 29 de setembro, Dia Nacional de Paralisação contra o ajuste fiscal e as reformas do Governo Temer, mobilizou trabalhadores e a juventude em todo o país. Em Alagoas, aconteceram manifestações de rua em Maceió, Arapiraca e Penedo, atividades nos câmpus Maragogi, Maceió, Palmeira dos Índios, Murici e Coruripe e ampla adesão em Satuba, Marechal Deodoro e Piranhas.

 

Para o Presidente do Sintietfal, Hugo Brandão, a grande adesão da categoria, como também o apoio estudantil, demonstra que os trabalhadores e a juventude entendem a gravidade do momento político do país e estão dispostos a resistir.

 

“Foi muito importante todas as atividades que aconteceram neste Dia Nacional de Paralisação. Nossa categoria e os nossos estudantes deram exemplo de combatividade, foram às ruas e ao debate construir a greve geral contra todos os ataques desse governo golpista”, afirmou Brandão.

 

MACEIÓ

A principal atividade do estado aconteceu em Maceió. Foram cerca de 600 pessoas nas ruas contra Temer e seu governo ilegítimo. A manifestação teve início às 15h, na Praça Centenário, percorreu a Fernandes Lima até o Centro, onde foi encerrada, no início da noite, em frente ao Tribunal de Justiça.

 

Servidores e estudantes do IFAL e da UFAL, Petroleiros, funcionários do INSS e trabalhadores da iniciativa privada, de forma uníssona, exigiram o fim do governo Temer e de todas as suas medidas neoliberais.

 

A estudante de agropecuária do câmpus Satuba, Ana Alícia, esteve presente por entender os ataques contra a educação e os direitos dos trabalhadores. “É importante os estudantes e a classe trabalhadora entender tudo o que está acontecendo para poder ir à luta defender nossos direitos”, afirmou a aluna.

 

Confira aqui nosso albúm de fotos da manifestação.

 

CÂMPUS MACEIÓ

 

 

Os cursos noturnos das licenciaturas do câmpus Maceió pararam e convidaram os alunos e servidores para realizar um grande debate no pátio da instituição sobre a MP do Ensino Médio e a PEC 241. O debate contou com cerca de 100 estudantes e servidores de Matemática, Biologia e Quimica e foi facilitado pela professora do curso de Pedagogia da UFAL, Elione Diógenes.

 

ARAPIRACA

 

 

Professores, Técnicos e estudantes do IFAL, da UFAL e da UNEAL ocuparam as ruas do Centro de Arapiraca com faixas, panfletos e palavras de ordem "Fora Temer" e "Nenhum direito a menos”.

 

A manifestação teve como foco a defesa da educação pública e a rejeição à reforma do ensino médio. A população acenou favoravelmente e apoio os manifestantes em todo o percurso.

 

PENEDO

 

 

Servidores e estudantes do IFAL câmpus Penedo realizaram um ato público em frente ao Instituto contra a PEC e em defesa da educação pública. Os manifestantes caminharam, em passeata, até o Centro da Cidade para unificar com a manifestação dos estudantes e da UFAL e ampliar o diálogo com os trabalhadores e a juventude de Penedo sobre o Dia Nacional de Paralisação rumo à greve geral.

  

MURICI

 

 

Estudantes e servidores trocaram a sala de aula pelo auditório para debater o futuro do país. O Dia Nacional de Paralisação no câmpus Murici foi marcado por um debate conduzido pelos diretores do Sintietfal sobre a PEC 241, a MP do Ensino Médio e o Ajuste Fiscal de Temer.

 

PALMEIRA DOS ÍNDIOS

 

 

Em Palmeira dos Índios, o SINTIETFAL promoveu uma palestra seguida de debate, no auditório, nos turnos matutino e vespertino. A atividade contou com as falas da professora. Sheyla Karolina e do professor Roberto Calabria, sobre a conjuntura nacional e a PEC241, e dos diretores municipais sindicais, Ederson Matsumoto e Flávio Pedrosa, sobre o Estado de Greve Geral com Mobilização rumo à greve geral. Representantes estudantis dos Cursos Técnicos e da Engenharia apoiaram a ação.

 

MARAGOGI

 

 

O câmpus Maragogi parou para refletir e protestar contra as políticas governamentais para o ensino público deste governo. A mobilização aconteceu no pátio pela manhã e pela tarde. Confira np vídeo abaixo a consciência dos estudantes quanto ao tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *