Mistério: Câmpus Penedo amanhece de portas fechadas

Uma situação atípica aconteceu na manhã desta segunda-feira, 31 de outubro, no IFAL câmpus Penedo. Eram 7 da manhã e todas as salas estavam fechadas. Nenhuma sala de aula ou do setor administrativo estava aberta. Sequer os banheiros podiam ser usados. Para completar, o câmpus estava sem água e não haviam representantes da gestão na unidade do IFAL. 

 

Os alunos e professores prejudicados pela situação tiveram que improvisar as aulas no pátio e nos corredores da instituição. As duas primeiras aulas tiveram que ocorrer assim ou não ocorrer. Com o Diretor Geral do câmpus de férias, a gestora responsável apareceu por volta das 8h30, quando teve que responder as críticas levantadas rádio local e efetivamente resolver o problema.

 

Justificando-se pelo ocorrido, a coordenadora de apoio acadêmico depositou a culpa em um funcionário terceirizado. Segundo ela, o trabalhador levou as chaves para casa no final de semana com medo de os alunos entrarem na instituição.

 

Essa explicação não agradou a comunidade acadêmica. Segundo a diretora do Sintietfal, Thaline Fontenele, a gestão não pode transferir sua reponsabilidade para o elo mais frágil da corrente. “Além de não assumir a responsabilidade pelo ocorrido, a diretora culpou um funcionário terceirizado. �? preciso nos perguntarmos: Por que a chave não permaneceu no câmpus como acontece sempre? Quem autorizou o funcionário a levar as chaves? Qual o motivo justifica isso?”, indagou a representante do sindicato no município.

 

O professor Ednilson Matias, em entrevista à rádio local, questionou: “São seis anos que o IFAL está em Penedo e essa situação nunca ocorreu. Ou a direção está com medo e intervindo na mobilização dos estudantes ou a direção é incompetente e não conseguiu abrir o IFAL às 7 da manhã”, questionou o professor Ednilson Matias na rádio local.

 

A assembleia estudantil para debater a PEC 241 está prevista para esta terça-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *