Diretor do Sintietfal participa de homenagem à Mézáros na 8ª Bienal do Livro

O Diretor de Formação Política Sindical do Sintietfal, Fabiano Duarte, participou na última sexta-feira (06) de uma mesa em homenagem ao filósofo húngaro István Mézáros, falecido no domingo, 1º de outubro.

Durante o debate, Fabiano Duarte, chamou atenção para a importância dos conceitos defendidos por Mézáros e a luta por uma nova sociedade, socialista. “Em suas obras percebemos a necessidade de lutarmos cada vez mais, nelas entendemos que o futuro pertence aos trabalhadores e não a sanha do capitalista parasitária”, afirmou.

Também presente na mesa, o professor de Filosofia da Ufal, Artur Bispo, descreveu Mézáros com único, um dos melhores escritores do movimento marxista. “Ele consegue elucidar a forma de ser do capital e nos dá a clareza política para não cometer os erros de outras gerações. Precisamos usar os seus ensinamentos contra essa terrível crise que o Brasil atravessa”, destacou.

Estiveram presentes na homenagem o professor de Filosofia da Ufal, Sérgio Lessa, o diretor da Edufal, Osvaldo Maciel, e a representante do Instituto Lukács, Edvânia Melo.

Sobre István Mézáros

Mészáros iniciou sua vida como operário, em seguida graduou-se em filosofia pela Universidade de Budapeste. Foi assistente do pensador György Lukács no Instituto de Estética e destacou-se pelo seu brilhantismo e por seu discurso.

Possui uma vasta obra, na qual se destaca os livros “Para Além do Capital” (2002), “O Século XXI” (2003) e “O Poder da Ideologia” (2004). Em 2006, com o livro “A Teoria da Alienação em Marx, recebeu o título de pesquisador emérito da Academia de Ciências Cubana e o Prêmio Libertador al Piensamiento Crítico, concedido pelo Ministério da Cultura da Venezuela no mesmo ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *