Mobilização contra PEC 287 em 19/02 é fundamental: confira nota da DN

A Direção Nacional do SINASEFE aprovou nesta quarta-feira (07/02) um chamado aos trabalhadores organizados no sindicato para mobilização de 19/02 (segunda-feira). O Dia Nacional de Lutas contra a Reforma Previdenciária foi aprovado pelas centrais sindicais e tem o objetivo de defender, nas ruas de todo país, o direito à aposentadoria. Mesmo diante do adiamento da votação da PEC 287/16, sinalizado para 28/02, as paralisações e manifestações devem ser mantidas e fortalecidas.

Rumo à Greve Geral

Defendendo a mais ampla unidade de ação para derrotar a PEC 287/16, rumo à realização de uma nova Greve Geral, a DN destaca a importância da intensificação da mobilização via movimento sindical. O colegiado destaca ainda a necessidade de realizar assembleias nos locais de trabalho e organizar a data conjuntamente com as demais entidades de trabalhadores.

28/02 -Possível votação

Ao final de quarta-feira (07/02), após a aprovação desta nota pela Direção Nacional do SINASEFE, um novo relatório da PEC 287/2016, foi apresentado na Câmara. O texto do relator Arthur Maia (PPS-BA) será lido em Plenário no dia 19/02, mas a votação da proposta foi adiada para o dia 28/02. As entidades sindicais e centrais estão debatendo novas estratégias de enfrentamento, com a possibilidade de convocar uma nova Greve Geral: “Se colocar pra votar, o Brasil vai parar!”

A CSP-Conlutas se manifestou sobre a nova data de votação: “Portanto, os trabalhadores não podem baixar a guarda e a realização do Dia Nacional de Lutas em 19 de fevereiro, que está sendo convocado pelas Centrais Sindicais, é fundamental na luta para derrotar a reforma da Previdência. É preciso realizar um dia de fortes mobilizações, com paralisações em todo o país, para pressionar os deputados e inviabilizar de vez a votação desse grave ataque aos trabalhadores brasileiros. A CSP-Conlutas colocará todas as suas forças para garantir a unidade e realizar mobilizações no dia 19/02, mas segue defendendo que mais do que um dia nacional de luta é preciso construir uma nova Greve Geral no país, única forma de derrotar de vez os ataques do governo.” Leia mais na matéria da Central.

Íntegra
Leia a íntegra da nota da DN e/ ou baixe aqui em PDF.

 

Brasília-DF, 07 de fevereiro de 2018.

Rumo à Greve Geral:

fortalecer as lutas do dia 19 de fevereiro contra a reforma da previdência e pelo direto à aposentadoria

 

A Direção Nacional do SINASEFE convoca todas as seções sindicais a fortalecerem o dia 19 fevereiro, Dia Nacional de Luta contra a reforma da Previdência e pelo direito à aposentadoria.

Nos últimos dias, o governo Temer, para responder às demandas do mercado, intensificou a propaganda mentirosa para ganhar a opinião pública a favor da reforma da Previdência, (PEC 287/2016), que caso seja  aprovada, na prática irá colocar fim à aposentadoria de milhões de trabalhadores e trabalhadoras.

A presença de Temer nos Programas do SBT (Ratinho e Silvio Santos) significa um desespero para atender aos  interesses dos grandes empresários brasileiros em  acabar com nossa aposentadoria.

Neste processo de ofensiva de propaganda por parte de Temer, é preciso também que o movimento sindical intensifique as mobilizações. Assim, a tarefa do SINASEFE e do movimento sindical brasileiro é construir a ampla unidade de ação rumo à greve geral para derrotar a reforma da Previdência, que pode ser colocada em votação em 19/02. (Até o fechamento deste texto a indicação de votação nesta data estava mantida)

Neste sentido, o Fonasefe e Fonacate, em reunião ampliada realizada nos dias 3 e 4 de fevereiro, aprovaram o dia 19 de fevereiro como um Dia Nacional de lutas, greves, paralisações e mobilizações em todo o Brasil contra a reforma da Previdência e em defesa dos serviços públicos gratuitos e de qualidade.

Portanto, é necessário que a base do SINASEFE realize assembleias e organize unitariamente este dia de luta, que pode ser fundamental para derrotar a reforma Previdência, dadas as dificuldades de Temer em conseguir neste momento os 308 votos para aprová-la na Câmara dos Deputados.

A Direção Nacional do SINASEFE convoca as bases para realização das assembleias e a construção de um forte dia nacional de lutas, greves, paralisações e mobilizações em 19/02, nas condições de cada seção sindical.

Direção Nacional do SINASEFE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *