Nota do Sintietfal contra o estupro sofrido por estudantes do câmpus Satuba

O SINTIETFAL vem manifestar publicamente o seu mais profundo repúdio ao estupro cometido contra duas jovens alunas do IFAL do Câmpus Satuba, na última quarta-feira (7), na rodovia estadual AL-105, entre a BR 101 e a cidade de Boca da Mata.

O lamentável caso reforça o quanto é necessário lutar contra o machismo, o sexismo e a misoginia, que transformam a mulher em um mero objeto sexual e vitimam, por estupro, uma mulher a cada 11 minutos no Brasil. O estupro é um crime hediondo que compromete a saúde física, mental e emocional das mulheres e não pode ser tolerado e nem justificado.

O caso teve repercussão em inúmeros veículos de comunicação do Estado de Alagoas, porém sempre havendo destaque para o fato das adolescentes terem pedido carona para um estranho, como se isso tivesse motivado o estupro.

É importante esclarecer que, assim como as jovens, boa parte dos estudantes do Câmpus Satuba, há décadas, pedem caronas para os motoristas da região para voltar para casa, nas cidades circunvizinhas. Isso não gera para o motorista o direito de violentar a mulher. A responsabilidade por um estupro é exclusivamente do estuprador e as estudantes são vítimas de uma sociedade doentia.

É preciso criar uma rede de solidariedade que acolha as estudantes e suas famílias, tendo como principal responsável o próprio IFAL e sua equipe de assistência estudantil, para que as jovens continuem seus estudos e não sejam penalizadas mais uma vez pela violência que sofreram. Cabe também ao Governo do Estado apurar o crime e prender o estuprador.

O Sintietfal se solidariza e coloca-se à disposição das vítimas e familiares, ao tempo que se manterá vigilante, cobrando do IFAL e do Governo de Alagoas que façam sua parte.

Maceió, 09 de fevereiro de 2018

Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas – Sintietfal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *