Eleições no IFAL: Sintietfal lança nota pública sobre pesquisa anônima em Palmeira dos Índios

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal), emitiu, nesta sexta-feira (09/03), uma nota pública contrária a uma pesquisa de opinião realizada de forma anônima por email.

Na pesquisa, os servidores do IFAL Câmpus Palmeira dos Índios foram indagados sobre quem eles gostariam para diretor do Câmpus. Entretanto, a única informação que consta sobre o remetente “nós do pesquisa de opinião” é ser do “grupo do Campus Palmeira”.

O Sintietfal, em nota, recomenda os servidores a não responderem essa pesquisa e, ao mesmo tempo, elenca uma série possíveis de implicações negativas sobre este questionário, como a não garantia do sigilo de voto e o risco de retaliação, caso o seu pretendente não ganhe.

Confira abaixo a nota na íntegra:

O Sintietfal tomou ciência de um e-mail convidando servidores a responderem um questionário do “nós do pesquisa de opinião”, que se diz do “grupo do Campus Palmeira”, sobre quem “você” quer para diretor. Recomendamos que não seja respondido.

O Sintietfal vem a público esclarecer à comunidade acadêmica que há uma série de implicações ao se responder uma pesquisa, aparentemente despretensiosa, como essa, entre elas:

1) a não garantia do sigilo de voto;
2) o risco de ser retaliação, caso o seu pretendente não ganhe;
3) o fato de ser um questionamento invasivo para alguns;
4) o anonimato de quem questiona;
5) a dúvida acerca de como o grupo “pesquisa de opinião” conseguiu seu e-mail;
6) não saber quantas/quais pessoas foram questionadas;
7) não garantir o direito de escolha de nenhum desses possíveis candidatos (NDA).

Reiterando a orientação de não responder, estamos à disposição para debatermos essa nova forma de participação nas eleições do IFAL, anterior, inclusive, ao prazo prescrito no Regulamento e à formação de Comissão Eleitoral.

Sintietfal – Gestão 2016-2019: Avançar nas Conquistas e na Reconstrução Sindical

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *