Nota de repúdio contra o Movimento “Escola Sem Partido”

Por Uma Escola Sem Mordaça

Diante da publicização de um vídeo, de modo descontextualizado, sem autorização, com exposição de uma estudante menor de idade, de servidores públicos e da instituição IFAL na página oficial do grupo “Escola Sem Partido” em rede social de grande veiculação, no dia 12 de maio de 2018, o Sintietfal vem a público repudiar o discurso de ódio, intolerância e intimidação promovido por dito movimento contra servidores e estudantes da instituição IFAL.

O evento filmado foi realizado em 05 de outubro de 2016, durante o intervalo das aulas no turno da manhã, envolvendo a comunidade acadêmica do IFAL, no campus Penedo, com o objetivo de aprofundar a discussão sobre o Projeto “Escola Sem Partido”, de modo democrático e livre, sendo caracterizado como “roda de diálogo” sobre educação. Estudantes e servidores puderam falar abertamente sobre o assunto.

Tal evento antecedeu uma conferência intitulada “A Escola em Tempos de Crise: entre a pluralidade e o silêncio”, realizado pelo Professor Elias Evangelista Gomes (Doutor em Educação e docente da Universidade Federal de Alfenas – MG), no dia 11 de outubro, no auditório do mesmo campus, com a participação de servidores e estudantes da UFAL, do IFAL e de escolas públicas estaduais. As atividades integravam o calendário da “Frente Nacional Escola Sem Mordaça”.

Reafirmamos a importância do debate aberto e substancialmente participativo na escola, em sua função social gratuita, pública e de qualidade inscrita na liberdade de opinião e na universalização do conhecimento, que permita uma maior aproximação com a comunidade. Tal defesa é incompatível com a prática de censura e de intimidação do exercício docente e da iniciativa discente na aprendizagem. Neste sentido, somos contra a criminalização do pensamento crítico e a favor do debate democrático, aberto e franco, sobre a educação brasileira e seus desafios, em âmbito nacional e local.

Frente a este grave ataque à liberdade de ensino, reafirmamos os princípios estabelecidos no Projeto Político Pedagógico do IFAL: “a educação deve se comprometer com a realização de uma formação crítica, humanizada e emancipadora, que proporcione experiências por meio das quais seja possível despertar o senso crítico, elevando o sujeito a patamares de compreensão capazes de ampliar seu nível de  participação na esfera social e no mundo do trabalho” (PPPI-IFAL, 2013. p.29).

Diretoria Executiva – Sintietfal