Seminário do Conif: Sintietfal participa de mobilização contra a Reforma do Ensino Médio e a BNCC de Temer

Os diretores do Sintietfal, Hugo Brandão, Elaine Lima e Fabiano Duarte, estão presentes no 2º Seminário Nacional de Ensino Médio Integrado. O evento é promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e acontece entre os dias 07 e 09 de agosto, em Brasília (DF).

Fabiano Duarte, diretor de formação de política sindical, participou da mobilização do Sinasefe no primeiro dia, colocando faixas e cartazes no plenário e distribuindo panfletos que pedem a revogação da Reforma do Ensino Médio e da reformulação da BNCC.

“A Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017), aprovada sem nenhum debate público, é um instrumento do golpe jurídico-parlamentar e midiático em curso e uma forte ameaça ao Ensino Médio Integrado ao Técnico. A medida estabelece o fim de várias disciplinas que incentivam a formação crítica dos estudantes na última etapa da formação básica. Disciplinas como artes, filosofia, sociologia, história e geografia estão ameaçadas, algumas estão sendo eliminadas. Haverá redução da carga horária de toda formação comum”, afirma o panfleto do Sinasefe. Confira aqui o material.

Durante a abertura do Seminário EMI, o Sinasefe Nacional fez fala denunciando a precariedade que a Reforma do Ensino Médio e a reformulação da BNCC impõem à Educação Pública, criticou o Conif por não convidar o Sinasefe a ter assento na mesa de abertura e convocou a categoria para o dia 10 de agosto, Dia Nacional de Lutas em defesa da aposentadoria, dos serviços públicos e dos direitos trabalhistas.

+++ 10 de agosto: Dia Nacional de Mobilização e Paralisações

Sobre o Seminário

O 2º Seminário Nacional de Ensino Médio Integrado do Conif tem como foco de discussão o currículo, a formação de professores, a avaliação, a indissociabilidade entre ensino, a pesquisa e extensão.

O evento ocorre como parte integrante do Encontro de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conecta IF 2018), que acontece de 6 a 10 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *