CONSUP deflagra processo eleitoral no Ifal

O Conselho Superior do Ifal, reunido na manhã desta segunda-feira, 17 de setembro, declarou aberto o processo eleitoral para os cargos de Reitor(a), Diretores(as) de Câmpus e membros do Consup. O pleito deverá ter seu resultado homologado até o dia 17 de dezembro.

Uma Comissão Geral e Comissões por Câmpus, sugeridas pela Reitoria e aprovadas pelo Consup, irão regulamentar as eleições para a formação da Comissão Eleitoral, que organizará o pleito para reitor e diretores das unidades de ensino.

A Comissão Geral é composta pelos professores, Armando José de Vasconcelos Costa, Alcides Militão dos Santos e Maria Cledilma Costa; pelos Técnicos Administrativos, Marcus André Freire dos Santos, Fernanda Iris Correia da Silva e Carlos Fabiano; e pelos discentes, Ronaldo Antônio Torres Cruz, Maria Eduarda Fontam Araújo Cedrin e Sara Nocoly Ferreira Lins.

Ficou estabelecido, também, que as votações devem ocorrer de forma simultânea em todos os Câmpus do Ifal e com votação manual. O pleito terá segundo turno, desde que tenham mais de dois candidatos na disputa.

O Regimento das eleições será elaborado pela Comissão Eleitoral, com o acompanhamento e parecer do Procurador Geral do Ifal, Fábio Costa. Os atuais diretores Marilia Gois, Jeane Melo e Anselmo Lúcio já foram reeleitos e não podem ser reconduzidos para o cargo de diretor(a) geral, assim como o atual reitor, Sérgio Teixeira.

Descompatibilização

A descompatibilização dos cargos foi defendida pelo Sintietfal, para que o processo eleitoral seja mais democrático. “Quando um ocupante de cargo de direção, que não é o diretor geral e sim os chefes de departamento, ele se candidata, e mantem o vínculo simultâneo, ocorre uma situação que é preciso refletir. Por exemplo, ele é candidato e ao mesmo tempo é chefe de um setor, então ele assina afastamento, ele assina diária, ele aprova ou não uma prestação de conta. Então, para afastar qualquer tipo de impedimento ou mal entendimento sobre essas duas situações, seria prudente encaminhar isso para a comissão eleitoral para que no período em que o servidor estiver disputando as eleições ele seja afastado do cargo”, defendeu o conselheiro representante dos docentes e o diretor do Sintietfal, Valdemir Chaves.

A proposta será encaminhada para a Comissão Eleitoral que pode ou não acatar esse ponto para compor o regimento das eleições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *