Sintietfal publica edital e convoca Congresso Estadual Estatutário

Numa conjuntura de novos ataques aos serviços públicos e à Rede Federal, a diretoria executiva do Sintietfal definiu fortalecer a organização de sua base a partir da convocação do congresso estadual (CE). Com o tema Em defesa da Rede Federal, o CE está marcado para os dias 23 a 25 de novembro, no hotel-fazenda Cambará, em Passo do Camaragibe.

O Congresso Estadual é a segunda maior instância de deliberação do SINTIETFAL e tem objetivo de reunir delegados, representantes de todos os câmpus do IFAL, para debater sobre a situação da educação e do país e traçar um plano de lutas para o próximo período.

Este congresso terá objetivo também de reformar o estatuto da entidade, adaptando-se a nova realidade multicampi dos Institutos Federais. O atual estatuto do Sintietfal é de 2007, antes da transformação do CEFET-AL e da EAFS em Instituto Federal de Alagoas.

“Há 10 anos, éramos um sindicato que representava apenas quatro câmpus. Hoje, o sindicato representa quase 2500 servidores, entre ativos e aposentados, em 16 câmpus. O nosso sindicato precisa se fortalecer e encontrar, a partir do debate, um formato que consiga pôr em luta essa significativa categoria”, afirmou Hugo Brandão, presidente do Sintiefal.

Critérios de participação

De acordo com o estatuto do Sintietfal, os servidores filiados interessados em participar do congresso podem ser eleitos delegados a partir da realização de Assembleias Municipais, na proporção de 1 para cada 3 ou fração de sindicalizados presentes nas respectivas assembleias.

A convocação das AMs será feita pela Diretoria Municipal, onde esta existir, ou por 10% dos servidores sindicalizados. Todos os editais devem ser enviados para o e-mail congressosintietfal@gmail.com para ser divulgado no site oficial da entidade.

Nos câmpus onde não existam sindicalizados suficientes para eleger delegados ou o número de sindicalizados interessados em participar do congresso seja superior ao número de delegados, deve ser realizada Assembleias e eleger observadores. Servidores não filiados também podem participar na condição de observadores, desde que se façam presentes na Assembleia.

O Sintietfal arcará com as despesas dos delegados e observadores sindicalizados eleitos nas Assembleias Municipais, assim como de algum cônjuge e/ou dependente de delegados que tenham necessidade de presença no Congresso.

Para maiores informações, acesse o edital e o regimento do congresso.

 

Programação:

23/11

18h – Credenciamento

19h às 21h30 – Mesa redonda: Conjuntura

 

24/11

8h30 às 12h – Grupos de Trabalhos (GTs)

12h – Almoço

13h às 16h – Plenária de votação das propostas dos GTs

16h às 16h30 – Coffee break

16h30 às 20h – Continuação da plenária de votação das propostas dos GTs

20h – Jantar

 

25/11

8h às 12h – Mesa Redonda: O desmonte da Rede Federal de Ensino e os rumos da política do Sintietfal

11h30 às 13h – Almoço

13h às 17h – Plenária de sistematização do Plano de Lutas para o Biênio da Gestão do Sintietfal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *