Eleições do Ifal: Comissão publica Regimento Eleitoral com apenas sete dias úteis para campanha

 

 

A Comissão Eleitoral (CE) das eleições para Reitor/a e Diretores/as Gerais do Instituto Federal de Alagoas lançou, nesta terça-feira, 30 de novembro, o Regulamento que normatiza o processo eleitoral para o quadriênio 2019-2023. A votação, em primeiro turno, está prevista para o dia 28 de novembro e, em segundo turno, dia 12 de dezembro.

O prazo de inscrição para as candidaturas está aberto e segue até o dia 8 de novembro. A campanha tem início dia 15 de novembro, feriado da proclamação da república, e termina dia 27 de novembro, tendo neste meio, mais um feriado, o Dia da Consciência Negra.

Para o Sintietfal, as regras da eleição, com apenas sete dias úteis para campanha, penalizam o pleito, pois dificultam que os/as candidatos/as percorram os 16 Câmpus e a Reitoria do Ifal neste curto espaço de tempo.

“É inadmissível um processo eleitoral desses com campanha de cinco/sete dias úteis, com dois grandes feriados no meio, sabendo que nossa instituição fica esvaziada. A quem interessa não ter debate, não ter campanha, nessa instituição? Os discentes, os docentes, os técnicos-administrativos querem ver as propostas dos candidatos, querem participar do processo eleitoral” disse o presidente do Sintietfal, Hugo Brandão.

Outro ponto que o sindicato questiona é a formação da Comissão Eleitoral Central. Segundo informações, nem todos os membros das Comissões Eleitorais eleitas nos Câmpus foram convocadas para a reunião que votou para a escolha dos membros da CE Central.

“Protocolaremos um documento na reitoria para saber se todos os membros das comissões eleitorais dos campi foram convocados para essa reunião, podendo ter o direito de votar e ser votado. Ficamos sabendo que não. Isso é grave”, afirmou Hugo Brandão.

Regimento

Os servidores do Ifal, docentes e técnicos-administrativos, que compõem o quadro de pessoal ativo permanente do Instituto, e os estudantes, regularmente matriculados em todos os níveis e modalidades de cursos, estão habilitados para participar da escolha do/a Reitor/a do IFAL e dos/as Diretores/as Gerais dos 15 câmpus. Apenas no Câmpus Benedito Bentes, por sua formação recente, não haverá escolha do/a novo/a dirigente da unidade de ensino.

Confira aqui o regulamento. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *