Sindicatos da Educação debatem ações contra o autoritarismo do “Escola Sem Partido”

Sintietfal esteve presente na reunião

Sindicatos da Educação de Alagoas se reuniram, na tarde desta terça-feira, 13 de novembro, na sede da Adufal, para discutir as estratégias em conjunto contra o “Escola Sem Partido”. Este projeto representa uma ameaça à liberdade de cátedra dos docentes, ferindo os incisos II e III do art. 206 da Constituição Federal.

O diretor do Sintietfal, Yuri Deleon, presente na reunião, disse que “o Sintietfal não medirá esforços para defender os/as servidores/as do Ifal e todos/as os/as professores/as de Alagoas e do Brasil contra qualquer tipo de censura, coerção, ataques à liberdade de expressão e de cátedra”.

Os sindicatos presentes discutiram a Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI do “Escola Livre”, versão alagoana do “Escola Sem Partido”, que será votada no dia 28 de novembro, no STF, em Brasília. O Sintietfal ingressou na ação como Amicus Curiae e será representado no julgamento pelo Sinasefe, que fará a sustentação oral da matéria.

Além disso, diante do cenário de constante ataques à educação pública, inclusive aos/às docentes diretamente, na reunião foi sugerida a criação de um material para orientar como agir caso sejam vítimas de algum tipo de coerção. O material será produzido em conjunto pelas assessorias dos sindicatos e disponibilizado nos sites das entidades sindicais.

Além do Sintietfal, estiveram presentes na reunião o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) e da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *