Memória Sindical e Vida no Trabalho: projeto busca resgatar a história do Sintietfal

Sintietfal está coletando depoimentos e digitalizando acervos pessoais e públicos para construir a memória sindical

Em busca de recompor a história do Sintietfal, o Projeto “Memória Sindical e Vida no Trabalho” pretende organizar o acervo do sindicato e iniciar o processo de construção da memória do Sintietfal e de sua base.

Sem poder contar com documentos organizados e o mínimo informações sobre gestões passadas e a vida sindical, a Diretoria Executiva do Sintietfal decidiu, em meados de 2018, estabelecer uma parceria com especialistas para a reconstrução dessa memória.

“Vamos explorar a relação entre a vida profissional e a militância sindical dos trabalhadores e trabalhadoras do Ifal, abrangendo a transição da associação para o Sindicato, as mudanças institucionais e o processo recente de expansão dos Institutos Federais, com a reconfiguração do quadro de trabalhadores/as na instituição e seus rebatimentos da vida cotidiana do sindicato”, explicou o professor Osvaldo Maciel, responsável pela coordenação desse trabalho.

O projeto será norteado por três perspectivas: intervir no acervo existente no sindicato, no sentido de explorar suas informações para efeito da reconstrução histórica; reconstruir a memória do sindicato, de suas diretorias e da sua base de associados, a partir das técnicas da história oral e da história de vida; e colaborar com a construção da consciência e da identidade dos trabalhadores da IFAL, socializando resultados do projeto em diversos formatos e suportes (vídeos, material digitalizado etc) e produzindo um sentido de pertença apropriado aos desafios da conjuntura.

“Entraremos em contato com ex-militantes sindicais e de base, tendo a intenção de fazer uma campanha de digitalização de acervos pessoais e coletar depoimentos, que ajudem a recompor a história do Sintietfal”, completou Maciel.

O primeiro depoimento está marcado para a próxima terça-feira, 11 de dezembro, com a aposentada Maria Salete Oliveira. Outros servidores/as da ativa e aposentados/as estão sendo contatados para contribuir com o resgate da história do Sintietfal. O sindicato também está coletando documentos pessoais e aberto a ouvir pessoas que possam contribuir para a construção dessa memória.

Equipe técnica

O projeto “Sintietfal – Memória Sindical e Vida no Trabalho” é coordenador pelo professor Osvaldo Maciel, doutor em história e professor da Universidade Federal de Alagoas, e tem em sua equipe o pesquisador Rodrigo José da Costa, doutor em História e bolsista em estágio pós-doutoral no PPGH-Ufal, e o estudante de história da Ufal, Matheus Cavalcante Laurentino.

3 Comentários em “Memória Sindical e Vida no Trabalho: projeto busca resgatar a história do Sintietfal

irene bonan
10 de dezembro de 2018 em 11:16

No ano de 2010 lancei o livro “Da Escola de Aprendizes Artífices ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas { 1909/2009}: Cem anos de história do ensino profissionalizante em Alagoas.Foram 8 anos de pesquisa sobre o Ifal. Na página 125/126 você pode encontrar um breve resumo do Sintietfal que poderá abrir alguns caminhos para a sua pesquisa.

Responder
Gilvana Costa Rosas
10 de dezembro de 2018 em 14:23

Muito louvável esta decisão, realmente precisamos resgatar nossa memória que foi irresponsávelmente apagada. Parabéns pela iniciativa.

Responder
Roberval
19 de fevereiro de 2019 em 13:29

A iniciativa é primordial porque além de resgatar a história e a memória dos servidores federais da educação, abre caminhos para a consolidação da identidade de classe na categoria. Parabéns ao Sintietfal!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *