28 de fevereiro: Dia Mundial de Combate à LER/DORT

Desde 2000, o dia 28 de fevereiro é considerado o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Essas são as doenças causadas no ambiente de trabalho, fruto da falta de condições adequadas, falta de orientação por parte das empresas e pela ambição de lucros dos patrões. São as chamadas doenças ocupacionais, que atingem músculos, tendões, nervos (dedos, mão, antebraços, braços e pescoço).

Além das atividades repetitivas, as lesões também podem ser ocasionadas pela postura incorreta devido a mobiliários inadequados e ambientes de trabalhos estressantes. Segundo a Previdência Social, a LER/DORT há muitos anos estão entre as mais frequentes doenças relacionadas ao trabalho.

Prevenção

A prevenção ainda é o meio mais eficaz de combater as LER/DORT, pois sua cura, tratamento e reabilitação são demorados, tem alto custo e, quase sempre, irreversíveis. Alguns cuidados para evitar o problema são:

– Realizar pausas durante a jornada de trabalho, movimentando e fazendo alongamentos;

– Tentar não fazer força ou pressão exagerada e repetitiva em suas atividades;

– Lembrar de manter uma postura adequada;

– Praticar exercícios físicos;

–  Evitar o estresse.

Sobre o Termo LER/DORT

A sigla LER significa ‘Lesões por Esforços Repetitivos’, também conhecida por ‘Lesão por Trauma Cumulativo’ (LTC). As LER são os danos causados por movimentos repetitivos e uso excessivo de determinada parte do corpo, que causam lesões em tendões, músculos e articulações.

DORT significa ‘Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho’. É uma definição utilizada para caracterizar os danos das LER, porém, causados em ambiente de trabalho. O termo foi o termo criado em 1998 pelo INSS e aprovado pela ordem de serviço 606/1998.

A diferença entre LER e DORT é que as Lesões por Esforços Repetitivos não são necessariamente relacionadas ao trabalho, enquanto que os DORT são. Mas, como a maioria das ocorrências da LER são por conta do trabalho executado, ambos os termos normalmente são aplicados conjuntamente, originando a conhecida LER/DORT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *