Consup: Sintietfal cobra transparência na Comissão Permanente de Concurso

Reunião aponta o nome de Marcondes Inácio para comissão de novo estudo sobre a flexibilização

 

A Reunião Ordinária do Conselho Superior do Ifal, realizada na manhã desta terça-feira, 05 de fevereiro, na Reitoria, teve como pauta única a apreciação do Processo  nº 23041.004022/2019-63, que definiu os nomes para compor a Comissão Permanente de Concursos do Ifal, a Compec.

Ao cobrar mais transparência, o Sintietfal reivindicou a inclusão de novos nomes para dar mais força e credibilidade e, ao mesmo tempo, para que houvesse alternância de membros, já que os nomes indicados pelo Reitor compõem a Compec há bastante tempo. A proposta foi rejeitada pelo Reitor.

Hugo Brandão defende novos nomes para a COMPEC

| CONSUP |Presidente do Sintietfal, Hugo Brandão, defendeu a oxigenação da Comissão Permanente de Concursos do IFAL, com a indicação de novos nomes para dar mais transparência aos certames.Confira a fala do sindicalista:

Posted by Sintietfal on Wednesday, February 6, 2019

“Seria muito importante oxigenar, mostrar para a categoria que há transparência, colocando outros servidores sem perder a experiência dos que já estão. Não pode ser sempre os mesmos nomes a estarem nas bancas de concursos, a estarem em todo o processo dos concursos. A gente perde uma oportunidade hoje muito boa, que seria de oxigenar pelo menos um nome e a gente não está fazendo isso”, disse Hugo Brandão, presidente do Sintietfal e conselheiro titular da cadeira do Sindicato no Consup.

O Reitor indicou seis nomes para compor a comissão e o Consup votou para eleger uma lista tríplice entre os quais Sérgio Teixeira teria como opção para presidir a Comissão. Os mais votados foram os/as servidores/as Andria Fabrícia de Lima Cunha, José Mauricio Pereira Pinto e Valdir Soares Costa, sendo a primeira escolhida pelo Reitor para presidente da Comissão. 

Estudo sobre a Flexibilização dos/as TAEs

Na reunião, o Conselheiro Marcondes Inácio, ocupante da cadeira do segmento técnico administrativo no Consup, solicitou a inclusão da pauta sobre a comissão que irá fazer um novo estudo sobre a flexibilização da jornada dos técnicos administrativos no Ifal. O estudo foi solicitado pela CGU.

O Conselheiro Marcondes, diretor do Sintietfal, informou que a CIS, Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Técnicos-administrativos em Educação, sugeriu a inclusão do seu nome para compor a comissão.

“A CIS indicou dois nomes por memorando para compor a Comissão, os nomes das servidoras Alana Messias e Danielle Espósito. Além desses nomes, sugeriu a inclusão de um conselheiro do Consup Técnico Administrativo, no caso, o meu nome. O tema da flexibilização, é um tema que já estudo, acompanho o debate e tenho muito a contribuir e gostaria de fazer a construção desse estudo. Acho de muita importância ter a comissão bastante ampla, sobretudo um representante do Consup nessa comissão”, defendeu o Conselheiro.

O Presidente do Sintietfal, Hugo Brandão, solicitou ao Reitor maior empenho em defesa da carreira dos TAEs e endossou a sugestão do nome de Marcondes Inácio para compor a comissão que fará o estudo.

“Os/as técnicos/as administrativos/as recebem o menor salário do executivo federal e estão sofrendo diversos ataques, agora, mais do que nunca o Reitor precisa tomar decisões que possam proteger os/as técnicos/as administrativos/as. E por isso, endossamos o nome do Marcondes para compor essa comissão, um companheiro de luta, estudioso e que irá contribuir bastante para o trabalho da comissão”, disse o conselheiro titular da cadeira do Sintietfal no Consup.

O Reitor acatou o pedido e retificar a portaria adicionando o nome de Marcondes Inácio para compor a comissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *