Centrais e Sindicatos de Alagoas convocam plenária e ato de rua em defesa da Aposentadoria

Dia 22 de março é o Dia Nacional de Lutas contra Reforma da Previdência

Centrais Sindicais e Sindicatos de Alagoas confirmaram a realização de uma manifestação de rua no dia 22 de março, Dia Nacional de Lutas contra a Reforma da Previdência, em Maceió. A mobilização está marcada para as 15 horas, na Praça Centenário, com destino ao Palácio do Governo.

+++ Confira materiais de convocação do dia 22/3, dia nacional de luta contra a Reforma da Previdência

Além de convocar a manifestação do dia 22 em Alagoas, os sindicatos definiram pela realização de uma plenária de mobilização em defesa da aposentadoria, que será realizada na próxima quinta-feira, 14 de março, às 18 horas, no Sindicato dos Urbanitários. A plenária servirá para ampliar a preparação do ato junto a outros sindicatos, movimentos sociais e lideranças populares e religiosas.

Para Hugo Brandão, presidente do Sintietfal, a classe trabalhadora já está voltando às ruas pelo seu direito à aposentadoria. “As mobilizações para barrar a Reforma da Previdência já se inciaram com o 8 de março. Precisamos ampliá-la, fazer um grande Dia Nacional de Lutas e preparar uma nova greve geral no país que imponha uma derrota àqueles que querem acabar com a nossa aposentadoria”.

A Reforma da Previdência de Bolsonaro, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 6/2019, é pior do que a de Temer. Prevê a idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres e 40 anos de contribuição para receber a aposentadoria integral. Há um forte ataque aos benefícios assistenciais, como pensões por morte, para trabalhadores rurais, deficientes e os mais pobres. Também haverá aumento na alíquota de contribuição previdenciária por diferentes faixas salariais. Além disso, ela significa a privatização da Previdência por adotar o sistema de capitalização.

Sobre a reunião

A reunião de Centrais Sindicais e Sindicatos de Alagoas aconteceu na tarde desta segunda-feira, 11 de março, com o objetivo de preparar o Dia Nacional de Lutas na terra de Zumbi e Dandara dos Palmares. A atividade contou com a participação do Sintietfal, CSP-Conlutas, CUT, Sinteal, Sindpetro AL/SE, Sindicato dos Rodoviários, CTB, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Adufal, além do próprio Sindicato dos Urbanitários que sediou a reunião.

Preparação de panfletos e materiais de audiovisual convocando para o dia 22 de março, reuniões de articulação com entidades e lideranças e garantia da infraestrutura para o ato estão entre as atividades das comissões tiradas nesta segunda.

Participaram da reunião representando o Sintietfal o presidente da entidade, Hugo Brandão, o tesoureiro, Gabriel Magalhães, e o diretor jurídico, Yuri Buarque. Além disso, as servidoras Veridiana Chiari e Viviane Morcerf e o servidor Zilas Nogueira, integrantes da chapa Avançar nas Conquistas e na Construção Sindical, também se fizeram presentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *