30M: Defesa da educação pública leva mais de 10 mil pessoas às ruas de Maceió

Em pelo menos mais três cidades de Alagoas aconteceram atos do #30M

Arantos Fotografia

O Dia 30 de maio, Dia de Nacional de Mobilização em Defesa da Educação Pública e contra os cortes do governo Bolsonaro, foi um sucesso em todo o Brasil. Em Maceió, mais de 10 mil pessoas ocuparam às ruas em defesa dos Institutos e Universidades Federais e em preparação para a Greve Geral contra a Reforma da Previdência do dia 14 de junho.

No interior, aconteceram atos em Arapiraca, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia. Em Marechal Deodoro, os servidores/as e estudantes também se mobilizaram em defesa da educação no pátio do câmpus do Ifal.

“Mais uma vez estamos dando o recado a Bolsonaro da força dos estudantes e dos trabalhadores da educação desse país. Não permitiremos que ele e seu ministro da educação acabe com o futuro da juventude brasileira, que acabe com a pesquisa e a ciência do Brasil. Precisamos continuar nossa mobilização para fazermos uma grande Greve Geral, dia 14 de junho, contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro e Paulo Guedes”, disse o Presidente do Sintietfal, Hugo Brandão.

Além dos cortes, as mobilizações também repudiaram as declarações do Ministro Weintraub que tentou roubar a cena, desta vez, confrontando o movimento em defesa da educação e sugerindo a perseguição de professores. Em seu twitter, o ministro disse querer “exonerar” o professor Wanderlan Porto por seu discurso contrário aos cortes de verbas no Ifal.

“Não iremos permitir que o fascista do Ministro da Educação tente nos coagir e nos intimidar com esse ataque ao nosso companheiro de luta, Wanderlan. Estaremos ao lado do professor, dos estudantes e da educação e em defesa do maior patrimônio da educação brasileira, a educação Profissional e Tecnológica oferecida pelos Institutos Federais”, disse o diretor do Sintietfal, Fabiano Duarte.

Na ocasião, o professor do Ifal que está sofrendo ameaças da direita recebeu apoio e solidariedade de estudantes do Ifal e servidores/as de diversas categorias presentes no ato. Encerrando a manifestação em sua defesa com a multidão de mãos dadas, em analogia à bravata “ninguém solta a mão de ninguém”.

+++ Contra a perseguição do MEC, ato fortalece solidariedade ao professor Wanderlan

Após concluir o percurso do ato, que foi da praça Centenário à praça Deodoro, no centro da cidade, a manifestação continuou com a exposição de trabalhos científicos desenvolvidos no Ifal e Ufal, além disso os/as manifestantes puderam curtir um forró de luta de Zé Maravilha, que encerrou a manifestação.

Greve Geral – 14 de Junho

A próxima agenda de luta é a Greve Geral do dia 14 de junho convocada pelas dez centrais sindicais brasileiras (CGTB, CSB, CTB, CSP-Conlutas, CUT, Força Sindical, Intersindical – Central, Intersindical – Instrumento de Luta, Nova Central e UGT), para barrar a Reforma da Previdência de Bolsonaro e Paulo Guedes.

“Nossa próxima tarefa é construir uma grande Greve Geral em defesa da Previdência Pública e da aposentadoria dos/as trabalhadores/as brasileiros/as. Precisamos dialogar com toda a sociedade para destacar os perigos dessa Reforma de Bolsonaro, que quer fazer o trabalhador/a morrer de tanto trabalhar e sem o direito de se aposentar”, disse Elaine Lima, diretora do Sintietfal.

 

Confira a galeria do ato: https://bit.ly/2EL8DtA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *