Razão contra a ignorância: professores/as fazem aula pública em defesa do ensino da filosofia

Na última terça-feira, 30 de abril, os/as professores/as de filosofia do Ifal Câmpus Maceió realizaram uma aula pública unificada em defesa do ensino da disciplina. A atividade foi uma resposta às declarações do presidente Jair Bolsonaro e de seu Ministro da Educação, Abraham Weintraub, contra o ensino da filosofia e da sociologia, quando afirmaram cortariam investimentos na área de humanas, em especial nestes cursos.

Sob o tema“A razão contra a ignorância”, a aula pública lotou o pátio do Câmpus Maceió com estudantes e servidores/as para discutir a importância do ensino da filosofia e a necessidade de combater o culto a ignorância que avança na sociedade brasileira. O evento ocorreu no período da manhã e à tarde.

“A educação é a possibilidade de se libertar das amarras da ignorância. Fazer educação é mais do que transmitir qualquer forma de conhecimento, fazer educação é transformar corações e mentes de jovens. Não sem técnica, não sem força, não sem coragem. A nossa luta é contra a ignorância. Entender a sociedade é para ir além do lugar comum que estão colocando vocês, fazer filosofia, é para além de tudo, amar algo que não tem preço, que é o saber. E amar esse saber contra a ignorância”, discursou o professor de filosofia, Wanderlan Porto.

A diretora do Sintietfal e uma das organizadoras do evento, Elaine Lima, falou sobre a importância da educação pública e de qualidade para a transformação da realidade de muitos/as jovens brasileiros/as.

“Sem as bases de uma educação pública e de qualidade, muitos de nós não estaríamos aqui. Sem a base econômica, com as bolsas de assistência estudantil, que proporciona aos/as estudantes/as mais carentes a oportunidade de ter um ensino público de qualidade e a chance de transformar a sua realidade concreta. Sem os investimentos na educação, nós, professores, nem estaríamos aqui. Vocês, estudantes, nem estariam aqui. E é muito importante que defendemos nosso Instituto e o modelo de educação que ele oferece aos/as filhos/as da classe trabalhadora”, defendeu, a professora de filosofia do Ifal.

O professor de filosofia, Magno Francisco, concluiu sua fala destacando o poder da mobilização para combater os retrocessos que o Governo Bolsonaro quer impor à educação brasileira.

“O que eles querem é a perpetuação de uma doutrinação que impede os jovens de pensar o mundo que vivem e apenas aceitarem uma realidade de injustiça, de exploração e de miséria. A ditadura militar brasileira proibiu o ensino de filosofia e sociologia nas escolas. Não é por acaso que os donos do poder perseguem os defensores da razão, não é por acaso o culto a ignorância que está se alastrando no nosso país. É preciso se revoltar, nos mobilizar e agir contra todas as injustiças que esse governo quer impor à educação e aos/as trabalhadores/as do Brasil”, concluiu, o professor do Ifal.

O evento contou também com a aula dos professores de filosofia Ednilson Matias, Michel Pordeus e Davi Costa e com a participação de professores de outras áreas e pedagogas.

 

A razão contra a ignorância, tema da aula aberta unificada entre os docentes de filosofia do IFAL.Acompanhe!

Posted by Magno Francisco da Silva on Tuesday, April 30, 2019

Um Comentário em “Razão contra a ignorância: professores/as fazem aula pública em defesa do ensino da filosofia

Maria Aparecida da Silva
3 de maio de 2019 em 14:46

Valeu esse momento de reflexão com os alunos sobre Flosofia.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *