“Não existe PAD contra Wanderlan”, garante Reitor do Ifal

Reunião entre Sintietfal, Sinasefe e o Reitor Sérgio Teixeira aconteceu na sexta-feira

O Reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, garantiu em reunião com o Sintietfal e o Sinasefe que não existe Processo Administrativo Disciplinar contra o Professor Wanderlan Porto e nem vê em seu discurso em defesa do Ifal motivação para tal. A audiência entre os sindicatos e a equipe de gestão da Reitoria ocorreu na última sexta-feira, 7 de junho, no gabinete do Reitor.

“O que aconteceu não tem risco de produzir um PAD e não está nas atribuições do Ministro a abertura de um PAD contra o docente. Há leis e regulamentos no Instituto e na Rede Federal e não podemos agir em desconformidade deles. Tranquilizo o sindicato e os servidores que não recebi nenhuma denúncia ou pressão do MEC sobre isso”, afirmou o Reitor do Ifal.

A abertura de um PAD foi mencionada via twitter pelo Ministro da Educação, Abrahan Weintraub, quando falou em “exonerar” o professor Wanderlan Porto por seu discurso em defesa do Ifal. O Ministro ainda chamou o docente do Ifal doutor em filosofia de “elemento” e disse querer usar esse procedimento legal para dar um susto nessa “turma de ‘corajosos’”.

O MEC, por não possuir vínculo direto com os/as servidores/as dos Institutos Federais, não pode recomendar a abertura da PAD. Apenas o/a Reitor/a, possui tal atribuição. A afirmação provocativa do Ministro é vista pelo Sintietfal como um abuso de suas prerrogativas legais e éticas.

“Conversamos agora com o Reitor e não tem previsão nenhuma de Processo Administrativo. Nós reafirmamos que continuaremos na luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Estaremos juntos com Wanderlan e não recuaremos diante do Ministro da Educação, que deveria, inclusive, responder criminalmente por abuso de autoridade”, afirmou Hugo Brandão, o presidente do Sintietfal.

O Sinasefe também esteve em Maceió para participar da reunião com o Reitor do Ifal e se solidarizar com Wanderlan Porto. O coordenador geral da entidade, David Lobão, reafirmou o apoio do Sinasefe ao docente do Ifal e aos que lutam em defesa da Rede Federal de Educação.


“As ameaças que o Ministro colocou contra Wanderlan em função de sua ênfase em defesa da escola pública, gratuita e de qualidade é uma ameaça a todo trabalhador dos Institutos Federais de todo o país. Wanderlan externou aquilo que nós hoje temos como questão fundamental, a luta em defesa dessa Rede e dos nossos Institutos. Vamos continuar firmes nessa luta contra os cortes de verbas e em defesa de nossos direitos”, disse Davi Lobão, coordenador geral do Sinasefe.

Aproveitando a passagem por Alagoas, a Direção Nacional do Sinasefe também reforçou o convite para as bases do Sintietfal pararem no dia 14 de junho para defender a educação e a aposentadoria contra os ataques de Bolsonaro.

“O Sinasefe convida a todos os trabalhadores e trabalhadoras deste país, em especial os/as servidores/as dos Institutos Federais, para a greve do dia 14 para que a gente possa, cada vez mais, juntar forças e unir esforços nessa luta para defender uma escola de qualidade”, disse Sérgio Rodrigues.

Saiba mais: http://bit.ly/NotaPúblicaSomosWanderlan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *