Plenária do Sinasefe reafirma luta contra a Reforma e os cortes na educação

160ª Plena define data do 33º Consinasefe e do 2º Encontro Nacional de Mulheres

 

Foi realizado em Brasília, nos dias 12 e 14 de julho, a 160ª Plena do Sinasefe. A atividade definiu a participação do Sinasefe na construção de um grandioso Dia Nacional de Luta em agosto, em conjunto com entidades da educação e as centrais sindicais, contra a Reforma da Previdência e o corte de verbas na educação.

Na plenária, também foram definidas as datas do 33º Consinasefe e do 2º Encontro Nacional de Mulheres do Sinasefe.

A plenária contou com a participação de 43 seções sindicais, sendo 68 delegados/as e 53 observadores/as. O Sintietfal esteve representado por Andréa Moraes, Yuri Buarque e Wanderlan Porto.

“Discutimos a necessidade de dar seguimento a nossa luta em defesa da aposentadoria, da rede federal de ensino e da educação pública. Um dos pontos que tocamos foi a importância de promover formações políticas, não somente para a nossa base, mas também para os/as estudantes e comunidade em geral. Precisamos disputar a consciência de toda a classe trabalhadora para a defesa de seus direitos”, disse a diretora de formação política e sindical do Sintietfal, Andréa Moraes.

A Plenária Nacional também foi marcada pela mobilização em Brasília do dia 12 de julho. Os/as presentes se somaram aos/as estudantes e trabalhadores/as na marcha do Dia Nacional de Mobilização contra a Reforma da Previdência e em Defesa da Educação, convocado pela União Nacional dos Estudantes e centrais sindicais.

+++ Sintietfal participa de Marcha em Brasília contra a Reforma da Previdência e os cortes na educação

“A 160ª Plena ocorreu em um momento extremamente oportuno para revigorar a organização das forças sociais para derrotar a reforma da previdência, que ainda tem três turnos de votação pela frente, ou seja, três oportunidades de podermos barrá-la pela via da mobilização popular. A participação no grande ato do dia 12, protagonizado pelos estudantes que se achavam no Congresso da UNE, mostrou que essa é uma tarefa possível, se a assumirmos com determinação”, disse Yuri Buarque, diretor-secretário do Sintietfal.

Também como encaminhamento da Plena, ficou definida a realização do 33º Congresso do Sinasefe e do 2º Encontro Nacional de Mulheres do Sinasefe, em Brasília. Com o tema “É preciso lutar, é possível resistir”, o 33º Consinasefe está marcado para os dias 14 e 17 de novembro e o Encontro de Mulheres para o dia 13.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *