Sintietfal participa de Marcha em Brasília contra a Reforma da Previdência e os cortes na educação

Mais de 15 mil estudantes e trabalhadores/as ocuparam Brasília no dia 12 de julho

15 mil nas ruas de Brasília. Foto: Ascom/Sinasefe

Milhares de estudantes, trabalhadores e trabalhadoras de todo o País ocuparam Brasília na última sexta-feira, 12 de julho, no grande ato do Dia Nacional de Mobilização contra a Reforma da Previdência e em Defesa da Educação.

A mobilização reuniu cerca de 15 mil manifestantes, sendo sua maioria a juventude presente no 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune). O Sintietfal também marcou presença neste ato.

Os participantes da mobilização se concentraram no Museu da República às 10h e iniciaram uma passeata em direção ao Congresso Nacional. Por mais de duas horas, os manifestantes com palavras de ordem e discursos denunciaram a política de desmonte da educação e da Previdência promovido por Bolsonaro.

“Os/as estudantes mostraram sua força e disposição de luta, enchendo as ruas de Brasília para defender a educação e a aposentadoria. O ato também demonstrou para o movimento sindical a necessidade da luta contra a Reforma da Previdência ter continuidade”, afirmou Yuri Buarque, diretor do Sintietfal, presente na mobilização.

“Foi um ato para fortalecer a continuidade das lutas contra a Reforma e, principalmente, contra os cortes na educação”, acrescentou o professor Wanderlan Porto, que esteve em Brasília, junto a Yuri Buarque, para participar da 160ª Plenaria Nacional do Sinasefe.

Apesar da pressa do governo, a Reforma da Previdência deve ter votação em segundo turno apenas em agosto, na volta do recesso parlamentar, dando mais tempo para a organização de novas manifestações em defesa da aposentadoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *