13 de Agosto: Ato leva milhares às ruas de Maceió em defesa da educação pública e da aposentadoria

Servidores/as do Ifal aderem à Greve Nacional da Educação e participaram em grande quantidade do ato na capital

O dia 13 de agosto ficou marcado como mais um Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Educação Pública e contra a Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro. Em todo o Brasil, ocorreram manifestações e em Alagoas não foi diferente. Milhares de pessoas ocuparam as ruas de Maceió contra os cortes na educação, o programa “Futura-se” e a Reforma da Previdência.

A passeata, que contou com a participação de estudantes, servidores/as da educação, movimentos sociais e demais categorias, teve concentração no CEPA, às 8h, e seguiu pela Fernandes Lima, principal avenida da cidade, até o centro de Maceió.

“Estamos construindo mais um grande dia de luta no Brasil todo, em Alagoas não é diferente. Temos feito muita luta, a juventude e os trabalhadores estão ocupando às ruas e marchando em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade, mostrando ao governo Bolsonaro que não aceitaremos os cortes na educação, o fim da aposentadoria e o seu projeto de destruição da educação pública, chamado Futura-se”, disse o Presidente do Sintietfal, Hugo Brandão.

Para os/as servidores do Ifal, a mobilização começou cedo, às 7h, em frente ao câmpus Maceió, com um café da manhã organizado pelo Sintietfal para fortalecer a paralisação aprovada em Assembleia.

A adesão à Greve Nacional da Educação foi forte em todos/as os câmpus do Ifal e ainda contou com grande quantidade de servidores/as e estudantes no ato, inclusive com delegações de diversas unidades do interior.

Delegação do Ifal Câmpus Palmeira dos Índios no ato em defesa da educação pública e contra a Reforma da Previdência

“É muito importante a participação dos/as servidores/as e estudantes do Ifal em todas as mobilizações em defesa da Educação Pública. Os Institutos Federais estão na linha de frente dos ataques do Governo Bolsonaro e precisamos nos unir e nos organizar para defender o modelo de educação que os IFs proporcionam para a juventude brasileira, uma educação de alta qualidade, gratuita e crítica”, disse a vice-presidenta do Sintietfal, Sílvia Regina.

O Sintietfal esteve nas ruas para defender principalmente os Institutos Federais, ameaçado pela Reforma do Ensino Médio; pela reforma curricular, que diminui a carga-horária; e também pelo Future-se, programa que mercantiliza a educação.

O diretor de políticas educacionais do Sintietfal, Flávio Veiga, discursou sobre a importância da educação na formação dos indivíduos e como os Institutos Federais proporcionam à juventude brasileira oportunidades.

“Estamos nas ruas para defender a educação, para defender os direitos dos trabalhadores. Estamos, aqui, nas ruas porque educação transforma, a educação liberta. Os Institutos Federais são espaços de transformação social, são espaços de inserção e de ascensão social e transformação de vidas. É preciso convocar todos/as os/as trabalhadores a se somarem na luta em defesa da educação e dos direitos da classe trabalhadora”, disse o dirigente sindical, Flávio Veiga, no encerramento da manifestação.

Arapiraca

No agreste alagoano, também ocorreu uma manifestação em defesa da educação e contra a Reforma da Previdência. O ato em Arapiraca teve concentração às 9h, na praça Luiz Pereira Lima e contou com a participação de estudantes, professores/as, servidores/as da educação e demais categorias, que seguiram em passeata pelas ruas do centro da cidade.

Galeria de fotos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *