Rodada de Assembleias Gerais chega ao câmpus Penedo

Future-se e Reforma da Previdência foram temas principais da Assembleia

Na última quarta-feira, 7 de agosto, os/as servidores/as do câmpus Penedo acolheram a diretoria executiva do Sintietfal para a realização de uma Assembleia Geral na unidade de ensino.

Com objetivo de debater a conjuntura do país e aprovar a reforma estatutária do sindicato, a Assembleia também serviu para mobilizar a categoria para a paralisação do dia 13 de agosto, em defesa da educação e da aposentadoria.

A assembleia teve como destaque a discussão em torno do programa Future-se, novo ataque do governo federal à educação pública, gratuita e de qualidade. “Com esse programa, o governo quer se desresponsabilizar do financiamento da educação pública e fazer com que as universidades e os institutos federais se transformem em empresas para vender ensino, pesquisa e extensão”, disse Silvia Regina, vice-presidenta do Sintietfal.

A dirigente sindical, ao falar sobre o programa, demonstrou preocupação com o futuro dos Institutos Federais e da carreira dos/as servidores/as. “O Projeto não deixa claro o que acontecerá com as instituições que não aderirem ao programa. Não podemos aceitar que os Institutos Federais fiquem entregues ao desmonte ou até que sejam extintos. Se pensarmos na reestruturação dos cursos – tendo 1000 horas a menos -, no corte no orçamento e nos projetos para atacar a estabilidade do servidor público veremos que são ações orquestradas, bem pensadas, para destruir os serviços públicos e demitir os/as servidores/as”, prosseguiu Silvia.

Além do debate em defesa da educação, o Sintietfal, através do tesoureiro da entidade, Gabriel Magalhães, fez uma apresentação sobre a Reforma da Previdência e os seus impactos sobre os/as servidores/as da educação, reafirmando a necessidade de combater o projeto que excluí do direito à aposentadoria parcela da classe trabalhadora.

A diretoria do Sintietfal também esteve representada pelo diretor municipal, Pablo Pinheiro, anfitrião da assembleia, que ajudou na coordenação dos trabalhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *