Future-se: Sintietfal participa de videoconferência com o MEC e questiona falsas mudanças no ‘novo’ projeto

O Sintietfal participou nesta segunda-feira, 21 de outubro, da videoconferência de apresentação do novo projeto do Future-se. A atividade foi direcionada aos dirigentes dos Institutos Federais e o Sintietfal participou a convite do Reitor Carlos Guedes.

A minuta de lei apresentada é uma reformulação do documento inicial, apresentado há 3 meses e já rejeitado por 70% das Universidades Federais, como também pelos Institutos Federais que deliberaram sobre o tema.

Segundo o MEC, representado por Ariosto Culau (Secretário de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC) e Mauro Rabelo (Diretor de Relações Internacionais da CAPES), a nova proposta garante mais autonomia, pois suprime os termos “gestão e governança” do documento.

Mas, para a vice-presidenta do Sintietfal, Silvia Regina, a ingerência das Organizações Sociais nas Instituições continuará. “Só retiraram as palavras ‘gestão e governança’, mas mantiveram esses pontos de forma maquiada”, disse.

“Eles usam muitas expressões de mercado financeiro, a que a gente não está acostumada e, assim, fica fácil de enganar. Mas está claro que a proposta mantém a mesma lógica de mercantilização da educação, com a adoção de Organizações Sociais e aplicação do patrimônio das instituições públicas em fundos de investimentos”, afirmou a vice-presidenta do Sintietfal.

A versão da proposta será submetida a uma nova consulta pública de apenas três dias, de 28 de outubro a 1o. de novembro. A previsão do governo é que o programa seja encaminhado ao Congresso Nacional no dia 8 de novembro.

“Eles aumentaram a minuta de 18 para 23 páginas e estão reduzindo o período de consulta pública. É um absurdo que a gente tenha apenas uma semana para aprofundar um tema tão importante. Pior, serão apenas três dias de consulta pública, apenas para mostrar para o Ministério Público Federal que estão seguindo a lei”, completou Silvia fazendo referência ao decreto 9191/17, utilizado pelo MPF para questionar a primeira consulta sobre o Future-se.

Pelo Sintietfal, participaram da videoconferência o presidente Hugo Brandão e a vice Silvia Regina, sendo o IFAL o único Instituto que permitiu a participação do Sindicato. O reitor Carlos Guedes ainda concedeu parte de sua fala para Silvia dirigir questionamento diretamente ao MEC.

Audiências Públicas

Após a videoconferência, o Ifal confirmou a convocação de duas audiências públicas, uma no dia 30 de outubro, em Palmeira dos Índios, e outra no dia 6 de novembro, em Maceió, para a participação da comunidade acadêmica sobre o Future-se. O Sintietfal espera grande participação da comunidade para rejeitar o projeto e defender a educação pública.

+++ Em reunião com o Sintietfal, Reitoria firma compromisso com a convocação de audiências públicas sobre o Future-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *