Vitória da mobilização! Consup do IFSP rejeita Future-se

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) rejeitou, em sessão extraordinária do Conselho Universitário (CONSUP), realizada nesta terça-feira (26), o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – Future-se. A sessão foi proposta para debater o projeto do Governo Federal que modifica a forma de administração e financiamento das universidades públicas. Entre os argumentos expostos, foi consensual que a iniciativa é uma porta para a privatização das instituições públicas.

A questão da autonomia universitária também foi destacada, tanto no parecer técnico apresentado pelo professor Rogério de Souza (IFSP São Roque), quanto pelas contribuições realizadas pelos conselheiros e convidados.

SINASEFE e Sinasefe-SP se mobilizaram para denunciar os ataques contidos no programa desde seu lançamento, em agosto passado. Confira o material lançado pela Seção Sindical com 10 motivos para rejeitar a proposta. A comunidade escolar também reforçou a mobilização anes da realização da reunião, confira em vídeo:

https://www.facebook.com/sinasefesecaosp/videos/1611893592286622/?v=1611893592286622

Em setembro, diante de uma ocupação do Consup, o IFSC também se manifestou contrário ao Future-se. Segundo levantamento do Andes-SN, até o dia 23/10, os Conselhos Universitários de 29 universidades já se manifestaram oficialmente pela rejeição ao programa.

 

Por Sinasefe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *