Carta e calendário de lutas para 2020 são aprovados no Fórum Pelos Direitos e Liberdades Democráticas

Foto: Sinasefe

O Sintietfal esteve presente no Seminário Nacional do Fórum Pelos Direitos e Liberdades Democráticas, realizado nos dias 14 e 15 de dezembro, em São Paulo, representado pelo diretor do sindicato, Fabiano Duarte.

Com o tema “Lutar unificados para avançar na reorganização e enfrentar o neoliberalismo”, o seminário aprovou uma carta unificada e um calendário de lutas para 2020, com destaque para a Greve Nacional em Defesa da Educação.

• 21 de fevereiro: Bloco na rua no carnaval 2020;
• 8 de março: Dia Internacional da Mulher;
• 18 de março: Greve Nacional da Educação e Contra as Privatizações;
• 1 de maio: Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras.

Foto: Sinasefe

O fórum reuniu mais de 500 pessoas entre ativistas, sindicalistas, militantes dos movimentos sociais, estudantis e sindicais. Representantes do Andes, Fasubra, Sinasefe, do setor da construção civil, petroleiros, setores de transportes e demais categorias estiveram presentes no encontro.

“Foi um evento muito representativo, uma iniciativa histórica no processo de reorganização da classe trabalhadora e como não poderia deixar de ser, o Sintietfal marcou presença nesse importante momento do Seminário. E como já vem sendo a marca do Sintietfal, nos últimos quatro anos, participando das principais lutas da classe trabalhadora, seja no âmbito estadual ou nacional”, colocou o diretor do Sintietfal, Fabiano Duarte.

O primeiro dia de evento debateu, pela manhã, sobre a conjuntura nacional. Já no horário da tarde, foi debatido sobre o mundo do trabalho e os efeitos da crise do capital na classe trabalhadora, sua capacidade de luta e de organização. No domingo, foram feitas falas de representantes das principais entidades e forças políticas que constroem o Fórum desde o inicio.

Outro tema destacado no evento, foi a necessidade da realização do Encontro Nacional da Classe Trabalhadora, para que possa ser tirado um programa mínimo e dar organicidade para luta dos trabalhadores e aglutinar mais setores para as lutas do ano que vem.

CARTA DO SEMINÁRIO DO FÓRUM SINDICAL, POPULAR E DE JUVENTUDES POR DIREITOS E LIBERDADES DEMOCRÁTICAS

As classes dominantes vêm realizando uma brutal ofensiva contra os trabalhadores, a juventude, em especial a classe trabalhadora das periferias, mediante um conjunto de políticas neoliberais, que vêm avançando com o objetivo de rebaixar o salários e cortar direitos e garantias de nossa classe, como representou a contrarreforma trabalhista e previdenciária. Essas políticas, resultado da crise estrutural e internacional do capitalismo, se intensificam com o governo Bolsonaro, atingindo amplos segmentos da classe trabalhadora via fundamentalismo religioso e fakenews. Tudo isso agravado por uma política de invisibilidade e ofensiva conservadora contra amplos segmentos da população como negros e negras, mulheres, LGBT, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e moradores das periferias brasileiras.

Vale constatar a intensificação de retrocessos e obscurantismo com a ascensão do governo de extrema-direita com elementos neofascistas, tanto no governo federal como em alguns estados e municípios, com retirada de direitos e ataques às liberdades democráticas, o que torna as tarefas para a classe trabalhadora ainda mais desafiantes. Ao mesmo tempo, o ano de 2019 segue marcado por importantes mobilizações da classe trabalhadora, com destaque para o 15M, 30 M, 14J e para as greves e mobilizações de vários setores nos estados e municípios. Houve dificuldades da classe trabalhadora em reagir aos ataques. Mesmo as respostas, com explosões de luta, foram insuficientes para arrancar vitórias. No entanto, há condições para serem construídas. O governo Bolsonaro e outros seguem implantando medidas que irão aumentar as contradições e insatisfações. Por isso, a luta popular nas ruas, locais de trabalho e moradia seguem sendo o nosso Horizonte a ser construído.

Essa conjuntura exige das entidades e organizações da classe a construção de estratégias para a ampliação da mobilização pela base. Bem como o avanço da consciência social de amplos segmentos dos trabalhadores, visando ao destravamento das lutas sindicais, populares e da juventude. Vale ressaltar que essas lutas têm sido contidas nos últimos tempos, entre outras coisas, por parte das direções políticas e sindicais e pela grande imprensa que buscam o apassivamento da população.

Assim, a tarefa de entidades, organizações e movimentos populares, sociais e estudantes, deve ser a de se empenhar ao máximo no processo de intensificação do trabalho de base, visando conquistar corações e mentes para a construção de um projeto de sociedade que não se pauta pelos princípios do capitalismo, combatendo os retrocessos impostos pela EC/95, a privatização, a apropriação privada do fundo público, a destruição ambiental, a alienação cultural e a desestruturação do trabalho. Julgamos ainda fundamental combater a discriminação contra as pessoas com deficiência, a LGBTfobia, o machismo, o racismo e todas as outras opressões que estruturam a sociedade e impedem a construção do poder da classe trabalhadora.

As entidades que estão construindo o Fórum Sindical Popular e de Juventudes por Direitos e Liberdades Democráticas conclamam a todos os lutadores sociais e políticos em todos os estados do país para que possamos impulsionar, em ampla unidade de ação, com chamamento público às entidades, partidos, organizações políticas, movimentos e frentes da classe para a construção do Encontro Nacional da Classe Trabalhadora, etapa fundamental para o processo de reorganização de nossa classe.

Por isso, nossa tarefa imediata, além de RESISTIR, é avançar na luta e construir alternativas que não alimentem ilusões aos projetos de conciliação de classe. É preciso ampliar as mobilizações e construir um amplo calendário de atividades, que seja capaz de impulsionar, atos, paralisações e greves e manifestações para um 2020 de intensas lutas. Para tanto, é fundamental a construção do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por Direitos e Liberdades Democráticas em TODOS os estados do país, como forma de contribuir para a construção da frente única dos trabalhadores e seu processo de reorganização nesse novo ciclo.

Derrotar o governo Bolsonaro e Mourão nas ruas, reverter as contrarreformas e lutar por emprego, reforma agrária, saúde, educação, cultura, segurança e moradia para a classe trabalhadora.

Inspirados nas lutas da classe trabalhadora internacional, é necessário ousar lutar e ousar vencer!

São Paulo, 15 de dezembro de 2019.
Fórum Sindical Popular e de Juventudes por Direitos e Liberdades Democráticas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *