Sintietfal se reúne com CIS e Comissão de Flexibilização da Jornada dos TAEs

Grupo de Trabalho Permanente será criado pelo Sintietfal

A convite do Sintietfal, a Comissão de Flexibilização e a Comissão Interna de Supervisão (CIS) da Carreira dos TAEs compareceram na manhã desta quarta-feira, na sede do sindicato, para dialogar sobre a luta em defesa dos direitos dos técnicos no Ifal.

As reuniões ampliaram as possibilidades de atuação em conjunto do sindicato com as comissões e traçaram propostas para mobilizar a categoria em favor de pautas relevantes. A criação de um Grupo de Trabalho permanente foi uma das propostas do Sintietfal nas reuniões.

“As reuniões foram muito boas e serviram para estreitar os laços do sindicato com as duas comissões institucionais que atuam em questões sensíveis ao segmento técnico-administrativo. Ouvimos propostas das comissões para incorporar à agenda de lutas do sindicato em prol do segmento. O Sintietfal propôs também a participação das duas comissões no GT sindical permanente que estamos criando para discutir as demandas específicas dos TAEs, pois acreditamos que os integrantes de ambas as comissões têm muito a contribuir”, disse Yuri Buarque, diretor do Sintietfal.

O Sintietfal espera constituir o Grupo de Trabalho após o Seminário de Carreira do Sinasefe e a reunião com o Reitor do Ifal. A audiência com a reitoria, entretanto, ainda não tem data e só deve acontecer após encontro do Reitor com a Controladoria Geral da União para discutir o tema da flexibilização da jornada de trabalho.

Já o Seminário do Sinasefe ocorre neste final de semana, no Rio de Janeiro. Os TAEs Yuri Buarque, Marcondes Inácio e Artur Barbosa fazem parte da delegação do Sintietfal ao evento.

+++ Em assembleia, são escolhidos os/as delegados/as para o 2° Seminário de Carreira do Sinasefe

“Esperamos que esse Seminário sirva para nos enriquecer com os debates nacionais sobre nossa carreira e como troca experiências para instrumentalizar mais a luta dos TAEs dentro do Ifal”, disse Marcondes Inácio, diretor do Sintietfal.

O Sintietfal também colocou sua cadeira no Conselho Superior à disposição das comissões para propor resoluções que representem avanços na vida funcional do segmento, a exemplo da participação dos TAEs em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, proposta originária da CIS que já passou por debate exitoso no Consup em 2019 e cuja minuta de resolução está sendo elaborada pela comissão.

Por sua vez, a Comissão de Flexibilização informou que concluiu e entregou à reitoria em dezembro de 2019 a versão final do novo estudo sobre as 30h e aguarda a publicização do relatório na página do Ifal e a atualização das portarias que estabelecem os ambientes flexibilizados.

“Acreditamos que essa reunião ajudará a encaminhar as pautas dos TAEs dentro da instituição e que, a partir da criação do GT sindical dos TAEs, poderemos avançar em relação a temas como progressão, capacitação e redimensionamento, temas caros relacionados à categoria”, disse Carlos Borges, diretor jurídico do Sintietfal.

Participaram da reunião pelo Sintietfal os diretores Marcondes Inácio (também integrante das comissões), Carlos Borges, Yuri Buarque e Renato Lobo. Das Comissões, estiveram presentes Karine Oliveira, Fernanda Ísis, Janaína Freitas, Márcia Helena, Ana Roberta e Alana Messias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *