Nota de repúdio ao pronunciamento de Bolsonaro sobre o Covid-19

O Sintietfal repudia com veemência o pronunciamento de Bolsonaro em cadeia nacional, na noite desta terça-feira, 24 de março. A fala de um presidente minimamente sério deveria se pautar pela defesa da vida do povo brasileiro, mas pelo contrário, Bolsonaro minimizou o Covid-19, comparou-o a uma “gripezinha” e um “resfriadinho” e convocou a população a retomar seus postos de trabalho, acabando com o isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Sua fala representa um verdadeiro extermínio da população com o objetivo apenas de garantir os lucros dos patrões e banqueiros, sem nenhuma preocupação com a situação de calamidade pública gerada pelo novo Coronavírus.

A pandemia do Covid-19 pôs o mundo numa situação catastrófica, já são mais de 18 mil pessoas em todo o mundo até o momento. No Brasil, em apenas alguns dias do primeiro caso já são 2281 infectados confirmados e 47 mortos.

Mas, o governo Bolsonaro não dá a devida atenção ao problema, encara como histeria e não adota as medidas necessárias para conter a disseminação do vírus e proteger os trabalhadores, que são os mais afetados e possuem menos possibilidades de cuidados e tratamentos. Suas medidas econômicas também não agem para resolver o problema e sim para ampliar as desigualdades sociais e aplicar um programa neoliberal de cortes de salários e mais precarização do trabalho.

O Sintietfal entende que o pronunciamento de Bolsonaro é de extrema irresponsabilidade coma vida do povo, principalmente a dos mais pobres, conclamando as pessoas a sairem de casa e caminharem para a morte. Demonstra também que não tem mais condições de seguir no comando o país. Diante dessas posturas genocidas, isso passa a ser uma questão de vida ou morte para o povo brasileiro.

Defendemos também os serviços públicos e rechaço às medidas neoliberais anunciadas por Paulo Guedes. Por fim, conclamos à população para que mantenha o isolamento social e contribua para a não proliferação deste vírus.

Por fim, em virtude da irresponsabilidade advinda do governo federal, é fundamental que os governos estadual e municipais se mantenham lúcidos e em defesa do isolamento social, não retrocedendo nas medidas já tomadas. O mesmo vale para a Reitoria do IFAL, que não pode ceder às pressões de Bolsonaro e do ministério da educação, devendo manter em suspenso as atividades acadêmicas e administrativas até que a pandemia seja considerada vencida pelas entidades médicas e pela OMS.

FORA BOLSONARO!
Maceió, 25 de março de 2020

Sintietfal – Gestão 2019-2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *