Sintietfal organiza live e divulga carta de reitor eleito e não nomeado no IFRN

Arnóbio Araújo denuncia intervenção na instituição como golpe à democracia

Como parte da campanha em defesa da democracia na Rede Federal, o Sintietfal realiza nesta quinta-feira, 30 de abril, às 15h, uma live com o reitor eleito do IFRN, Arnóbio Araújo, no facebook e instagram do Sintietfal. A entrevista será comandada pelo diretor de formação política, Fabiano Duarte.

Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, José Arnóbio de Araújo Filho foi eleito reitor da instituição no dia 4 de dezembro de 2019. Sua posse estava prevista para o dia 20 de abril, entretanto, com total desrespeito ao processo eleitoral, Abraham Weintraub decidiu nomear seu assecla Josué Moreira, filiado ao PSL, que sequer participou do processo eleitoral.

Contra a intervenção no IFRN, o Sintietfal já manifestou seu repúdio em nota no dia 22 de abril. “O gesto do ministro da educação, de nomear o médico veterinário Josué Moreira, filiado ao PSL, que sequer participou do processo eleitoral, evidencia o uso político-partidário do aparato estatal numa cruzada ideológica. É, sobretudo, um gesto assombroso de desprezo pela democracia. Esse tipo de conduta é típico de perfis autoritários, marca registrada do Governo Bolsonaro, que o ministro serve sem nenhum pudor”, afirma nota do Sintietfal.

A comunidade acadêmica também está em luta. Um grupo de estudantes e servidores/as, desde o dia 20, estão em vigília na reitoria contra o rompimento da autonomia e democracia na instituição. O “Plantão Democrático”, mesmo diante da pandemia de Covid-19 e do pedido de reintegração de posse do interventor, mantém sua resistência.

Carta aberta

Como forma de ampliar a denúncia contra a intervenção no IFRN, o reitor eleito publicou uma carta aberta à sociedade intitulada “Ataque à democracia no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Brasil”. O documento foi traduzido para o francês, o italiano, o inglês, o espanhol, o alemão e o sueco com o objetivo de circular pelo país e pelo mundo.

Confira a carta aqui

O movimento em defesa da democracia no IFRN e o Sinasefe RN solicitam à sociedade repercussão dessa carta e envio para o email ifrnbrasil2020@gmail.com de notas de apoio de organizações e entidades democráticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *