Ifal deve decidir sobre adesão ao Future-se na próxima sexta-feira, 12

Reunião do Conselho Superior também debateu o Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa, Relatório da Auditoria Interna, Carreira docente, entre outros

O Conselho Superior do Ifal deve decidir na próxima sexta-feira, 12 de junho, se adere ou rejeita o Programa Universidades e Institutos Empreendedores e Inovadores – Future-se. A sessão extraordinária do Consup terá essa decisão como pauta única da reunião e será transmitida ao vivo pelo Ifal.

Esse encaminhamento foi aprovado na última sexta-feira, dia 5 de junho, na primeira e única reunião virtual do Conselho realizada até o momento.

+++ Confira o vídeo completo da reunião do Consup

“Será um momento histórico para o Instituto Federal de Alagoas. Acreditamos que depois de muito debate interno, com audiências públicas e deliberações de Conselhos de Câmpus, já temos maturidade para definir a posição do Ifal sobre esse nefasto projeto, que Bolsonaro e Weintraub tentam ressuscitar durante a pandemia. É preciso rechaçar esse projeto e o absurdo que é o governo querer se aproveitar da catástrofe que estamos vivendo para dar tramitação ao Future-se por baixo dos holofotes”, afirmou Yuri Buarque, secretário geral do Sintietfal e representante suplente da entidade no Conselho Superior.

O Future-se já foi amplamente rejeitado pela comunidade acadêmica em todo o país. Trata-se de uma política neoliberal do governo para mercantilizar a ciência e a tecnologia produzidas nos Institutos e Universidades Federais. O programa foi apresentado inicialmente no dia 17 julho de 2019 e enviado em formato de Projeto de Lei para o Congresso Nacional no dia 27 de maio de 2020.

+++ Bolsonaro quer ressuscitar o Future-se em meio à crise política e à pandemia de Covid-19

A discussão sobre o Future-se foi levantada na última sexta-feira, 5, a pedido do conselheiro Ederson Matsumoto (Japa), que representa o segmento docente do Consup e é diretor do Sintietfal. E, a partir do diálogo entre os/as conselheiros/as, chegou-se ao consenso de remeter a deliberação sobre a adesão ou rejeição ao Future-se para uma reunião extraordinária. A reitoria se comprometeu a convocá-la para o dia 12, possibilitando uma ampla divulgação para a participação da comunidade acadêmica nessa decisão.

Pauta

A reunião do Conselho Superior teve como pauta a apreciação Relatório anual de Auditoria Interna do Ifal-RAINT/2019 e alterações no Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa. Além disso, também estava na ordem do dia a homologação de diversas resoluções ad referedum, como alterações na Política de Assistência Estudantil, na Resolução da Carreira Docente no Ifal e a aprovação do Relatório anual de Gestão, exercício 2018, da Fundepes.

No Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos, matéria de relatoria do conselheiro Edel Alexandre, foram apresentadas alterações propostas pela equipe do comitê, que foram aprovadas com uma única contribuição no Artigo 28 III sobre “a necessidade de o Comitê, em momentos de greve, informar aos/às participantes de pesquisas uma estimativa da duração da greve”. O texto aprovado define que essa informação deve ser buscada no comunicado oficial de deflagração da greve, emitida pelo sindicato nos termos deliberados em Assembleia pela categoria.

“Às vezes, a greve é deflagrada pela categoria com tempo determinado, mas, outras vezes, podemos ter a aprovação de uma greve por tempo indeterminado, não sendo possível, nesses casos, prever a sua duração, que depende dos fluxos e influxos do processo de negociação da pauta do movimento, e o meio mais idôneo para informar qual exatamente foi a deliberação da categoria para cada mobilização é a comunicação oficial do sindicato”, afirmou Yuri Buarque, que fez o destaque na proposta.

No ponto sobre a Auditoria Interna 2019, foi apresentado pela chefa da auditoria Interna, Marília Matsumoto, informações sobre a execução do plano de auditoria 2019 e uma análise dos resultados trabalhos, que apontam 68 recomendações, sendo duas já implementadas imediatamente e as demais estão em monitoramento. Confira aqui o relatório completo.

Foram também aprovadas alterações nas resoluções que tratam da Política de Assistência Estudantil e do Desenvolvimento da Carreira Docente, promovendo-se ajustes no sentido de adaptar a realização das finalidades de ambas as resoluções ao período de calamidade pública que estamos enfrentando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *