Sintietfal participa da plenária nacional do Fórum por Direitos e Liberdades Democráticas

Movimentos apontam luta para derrotar governo Bolsonaro-Mourão e reorganizar a classe trabalhadora

Mais de 280 sindicalistas, estudantes, militantes de movimentos sociais urbanos e rurais e ativistas do movimento negro e lgbtqi+ participaram da plenária nacional do Fórum Sindical, Popular e de Juventude de Luta por Direitos e Liberdades Democráticas.

A reunião ocorreu no último sábado, 27 de junho, das 15h às 18 horas, pela plataforma digital Zoom. O diretor de formação política, Fabiano Duarte, representou o Sintietfal neste espaço.

A plenária apontou como necessária a luta para derrotar Bolsonaro-Mourão, pelo enraizamento do Fórum nos Estdos e pela reorganização da classe trabalhadora.

“Atividade muito boa e muito importante. Apesar das dificuldades que a quarentena e a pandemia nos impõem, há uma perspectiva de retomada das mobilizações pelos trabalhadores e ampliação da musculatura do fórum nos estados. A linha agora é fortalecer o fórum nos estados e ampliar a luta pelo Fora, Bolsonaro, Mourão e Paulo Guedes”, afirmou o diretor do Sintietfal, Fabiano Duarte.

Com representatividade da maior parte dos estados brasileiros, a plenária contou com três momentos: a análise de conjuntura, realizada pelas forças políticas que compõem a coordenação nacional; a saudação dos movimentos e entidades presentes; e o informe dos estados.

Pelo estado de Alagoas, o representante do Sintietfal deu informe da fundação do Fórum em Alagoas e da colocação de outdoors em Maceió. “Apresentamos o lançamento do Fórum e o importante papel que o Sintietfal, Sindpetro, Sinjus e outros sindicatos, que tão construindo o fórum em Alagoas. Demos o informe também da colocação dos outdoors e fomos bastante elogiados pelas iniciativas”, completou Fabiano Duarte. Além de Fabiano, o petroleiro Jamison Araújo, do Sindpetro AL/SE, também participou da plenária.

Calendário de luta

O Fórum Sindical, Popular e de Juventude de Luta por Direitos e Liberdades Democráticas aprovou em sua plenária nacional um calendário de mobilização para os dias 10 a 12 de julho. No dia 10, será realizado o Dia Nacional de Mobilização Fora Bolsonaro com ações nas redes, ações simbólicas e panelaço. No dia seguinte, 11 de julho, será realizada uma Plenária Nacional Popular pelo Fora Bolsonaro, envolvendo as centrais, frentes e movimentos sociais. Encerrando a jornada de lutas, no dia 12 de julho, o Fórum aprovou apoio à novas manifestações de rua em defesa da democracia e pelo Fora Bolsonaro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *