Com mais de 70 presentes, Assembleia Geral virtual unifica categoria em defesa da vida e da educação

O Sintietfal realizou sua primeira assembleia geral extraordinária de maneira virtual nesta quarta-feira, 01 de julho. Com a participação de mais de 70 presentes, a Assembleia unificou a categoria em torno da luta em defesa da vida e da educação.

Durante mais de três horas via google meet, docentes e TAEs de 15 câmpus do Ifal debateram sobre a situação do país diante da pandemia de Covid-19 e dos ataques do governo Bolsonaro e o retorno às atividades no Ifal pós período de quarentena.

As resoluções da assembleia foram todas consensuais. Destaca-se, entre elas, a redação de uma nota em defesa da vida e da qualidade do ensino, a ser redigida por comissão composta por membros da direção e da base.

“Para nós, a prioridade é a vida. Nós entendemos que as atividades devem continuar suspensas e esse também é o entendimento do Ifal como um todo, pelo menos nesse momento. Não devemos ter pressa para retornar. Reconhecemos a iniciativa da reitoria na criação de GT plural com a presença do sindicato para pensar melhores alternativas de retorno. Precisamos que ele seja seguro e que não deixe para trás nenhum aluno”, afirmou Hugo Brandão, presidente do Sintietfal.

A crescente de casos de mortes pelo Covid-19 no Brasil e em Alagoas, vitimando inclusive servidores e alunos, também foi determinante para a categoria demonstrar que não há condições de retomada do calendário acadêmico.

“Para nós, só tem condições de voltarmos a normalidade quando as pessoas pararem de morrer da forma que estão morrendo. Enquanto o país continuar com mil mortos por dia não tem condição nenhuma de se falar em retorno presencial. E se for falar em ensino remoto só pode pensar se tiver condições de garantir que todos os estudantes vão ter acesso com qualidade”, afirmou Claudemir Martins, diretor do Sintietfal e professor em Piranhas.

A diretora do Sintietfal em São Miguel dos Campos e integrante do Grupo de Trabalho composto pela reitoria para construção de um protocolo para o retorno às atividades presenciais, Vivianne Morcef, explicou que o GT tem debatido documentos nacionais e locais para a definição de regras para o retorno, mas sem perspectiva de data.

“Aprovamos na assembleia disponibilizar as normas e diretrizes que estão sendo debatidas no GT para tranquilizar a comunidade acadêmica quanto ao protocolo que será construído. Mas adianto que não há perspectiva de data de retorno, depende da propagação do vírus”,  afirmou Vivianne. Confira os documentos abaixo.

A luta contra o governo Bolsonaro também foi recorrente nas falas. Para Eurico Lima, servidor do câmpus Maragogi, é preciso denunciar todo o governo Bolsonaro, principalmente a política econômica liderada por Paulo Guedes.

A assembleia contou também com observadores e convidados, como o Sindipetro e a Fenet. Sobre a privatização da Petrobrás, especificamente em Alagoas, os presentes na assembleia aprovaram a publicação de nota do Sintietfal em solidariedade à luta do Sindipetro e contra a venda da Petrobrás em Alagoas.

Para o Sintietfal, a experiência de assembleia virtual foi exitosa. “A presença expressiva da categoria foi o principal indicador de êxito da proposta. Mas, ao mesmo tempo que essa modalidade representa alguns avanços, pois permite a participação à distância, por outro lado também demonstrou suas limitações, seja em casos de dificuldade de acesso ou para contabilizar votos, se eventualmente houvesse propostas divergentes para ser votadas”, considerou Yuri Buarque, secretário geral do Sintietfal.

Por conta da pandemia, a assembleia também aprovou a prorrogação do prazo em três meses da Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas, que estatutariamente deveria ser realizada até o terceiro mês do novo ano fiscal.

“Há quatro anos publicamos nosso balancete financeiro em nosso site e realizamos a assembleia anual dentro do prazo estabelecido em nosso estatuto. Por conta da pandemia, esse ano não foi possível o conselho fiscal se debruçar sobre as notas fiscais e realizarmos a assembleia”, explicou Gabriel Magalhães, tesoureiro do Sintietfal.