Trabalhadores/as dos Correios entram em greve em todos país

Os trabalhadores/as da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos deflagraram greve em todo país, a partir da zero hora desta terça-feira, 18 de agosto. Em Alagoas, carteiros, operadores de triagem e atendentes comerciais aprovaram adesão ao movimento em Assembleia na noite de ontem, 17, na Praça Centenário, em Maceió.

A greve é por tempo indeterminado e luta contra a retirada de direitos, a privatização da empresa e a negligência com a saúde dos trabalhadores em relação à Covid-19. Localmente, os/as trabalhadores/as também estão insatisfeitos com o caos administrativo gerado pelo atual superintendente da estatal em Alagoas.

“Essa greve está acontecendo em virtude de a empresa não cumprir o que foi abordado no TST ano passado. No ano passado, o TST julgou nosso acordo coletivo e que valeria por dois anos. Infelizmente a empresa retirou, no dia primeiro de agosto deste ano, o nosso acordo coletivo sem justificativa nenhuma, já que a gente vem trabalhando em plena pandemia, por se tratar de um serviço essencial, e também da empresa ter apresentado lucro no primeiro semestre desse ano, no valor de R$ 390 milhões”, expressou o presidente do Sintect-AL, Alysson de Oliveira.

A greve é coordenada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) junto aos sindicatos filiados, que tentam, desde o início de julho, dialogar com a direção dos Correios em torno de negociação.

Os Correios retiraram do Acordo Coletivo, que estaria em vigência até 2021, 70 cláusulas como 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, pagamento de adicional noturno e horas extras.  Mesmo com a pandemia da Covid-19, a Empresa deixou de entregar equipamentos de proteção individual, como álcool em gel, mascaras e etc.

O Sintietfal apoia a luta dos/as trabalhadores/as dos Correios e soma forças pela saída do presidente da empresa, responsável diretamente por esse ataque: Fora Floriano Peixoto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *