Webnário “Educação Pública: Pilar da Democracia” tem início com transmissão ao vivo pelo YouTube

Palestra de abertura apresentou pontos positivos do novo Fundeb

O Seminário on-line do Sintietfal “Educação Pública: Pilar da Democracia” teve início nesta segunda-feira, dia 03 de agosto, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A palestra de abertura teve como tema “Os desafios da educação pública brasileira e o novo Fundeb”,  ministrada pelo professor da Ufal e presidente da Adufal, Jailton Lira.

O webnário é coordenado pelo diretor de políticas educacionais do Sintietfal, Flávio Veiga, e segue na quarta e quinta-feira, 05 e 06 de agosto, sempre às 15 horas.

Doutor em educação, o professor Jailton apontou diversos ataques que a educação brasileira têm sofrido, principalmente após o golpe parlamentar que destituiu a ex-presidenta Dilma Rousseff, como a PEC do teto dos gastos públicos, a Reforma do Ensino Médio e as novas medidas que o governo Bolsonaro tem tentado implantar.

Partindo da ideia de que “o Brasil nunca teve a educação como prioridade”, o professor trouxe um corte histórico sobre a educação pública e os investimentos que os governos fizeram ao longo dos anos. “Só com a criação do Fundef e do Fundeb, a educação pública passou a ter política de investimento”, disse Lira.

Como um grande avanço para a educação brasileira, o novo Fundeb permanente foi aprovado especialmente pela pressão exercida com a Campanha Nacional pelo Direito a Educação, encampada pelas entidades da educação, sindicatos, movimento estudantil, conselhos de educação entre outros.

Com o novo Fundeb, segundo o professor Jailton, algumas injustiças em relação aos recursos para a educação púbica serão corrigidas,  como os investimentos por parte dos governos. “O governo federal, mesmo sendo quem mais arrecada em tributos no país, é o que menos investe na educação. Os governos municipais, proporcionalmente, são os que menos arrecadam e os que mais investem”, explicou o professor da Ufal.

Com as novas regras, o investimento federal passará gradativamente de 10% para 22%. A meta do Fundeb permanente é “para que qualquer pessoa, independentemente de onde more, possa  ter acesso a mesma qualidade de educação pública”, acrescentou.

“Acho que a classe trabalhadora só poderá ter um espaço de formação efetiva, que possa lhe dar uma profissão, que possa lhe garantir um emprego razoável, no espaço público, desde que esse espaço receba uma dotação orçamentária estabelecida por lei, para poder manter esse padrão de qualidade que nós tanto defendemos”, afirmou o professor Jailton Lira.

O professor Flávio Veiga, mediador do debate, também ressaltou a importância do Fundeb para a luta por uma educação de qualidade para o povo pobre e trabalhador.

“Na história desse país e de todo o mundo capitalista, o compromisso maior é sempre com a educação para a classe dominante. Defender o Fundeb é defender uma escola democrática e popular”, completou o diretor do Sintietfal, Flavio Veiga.

Webnário

O Seminário virtual do Sintietfal continua nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, com a palestra “FUNDEB permanente: avanços e riscos da Educação Básica na era ultraliberal“, com a professora mestra da Ufal, Sandra Lira. Encerrando o webnário, na quinta-feira, 6, será realizada a mesa redonda “O cenário da Educacão básica na rede pública de Alagoas e o novo Fundeb“, com a professora Consuelo Correia, presidenta do SINTEAL, e com o professor Milton Canuto, presidente do Conselho Fundeb/AL.

O webnário “Educação Pública: Pilar da Democracia” é transmitido ao vivo, sempre às 15 horas, pelo canal do Sintietfal no Youtube, e dá direito a certificado de 6 horas para seus participantes. Inscreva-se no canal e acompanhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *