Reforma Administrativa é o tema do II Webnário do Sintietfal

A Reforma Administrativa (PEC 32/2020) de Bolsonaro e Paulo Guedes é o tema do II Webnário do Sintietfal. O evento começa já nesta quarta-feira, 23 de setembro, às 15 horas, e segue até o dia 25. A transmissão dos debates será ao vivo pelo canal do Sintietfal no youtube.

Com o tema “Reforma Administrativa e os seus impactos no serviço público e na sociedade brasileira”, o Sintietfal traz nomes como o do procurador do Trabalho Cássio Araújo e do advogado Valmir Vieira Andrade, da Assessoria Jurídica Nacional do Sinasefe, para debater as consequências dessa nefasta reforma neoliberal.

“Queremos apresentar o conjunto da reforma administrativa numa perspectiva jurídico-administrativa, política e econômica e os seus reais impactos sobre a carreira, a estabilidade e a autonomia dos servidores públicos numa perspectiva de agentes público de Estado, bem como sobre a qualidade do serviço público prestado à sociedade sob a égide da democracia”, afirmou Flávio Veiga, diretor de políticas educacionais do Sintietfal e responsável pela organização do webnário.

Segundo o dirigente sindical, esse seminário pretende ser um instrumento da luta em defesa do serviço público. “Compreender os reais objetivos do modelo da Reforma Administrativa do Governo Bolsonaro é imprescindível para todos aqueles que têm compromisso em defesa de uma sociedade democrática e com justiça social. O serviço público, os/as servidores/as públicos/as e as políticas públicas são elementos fundamentais para o Brasil superar as mais graves distorções sociais, reflexos de uma formação histórica escravistas e uma sociedade estruturalmente racista. Fortalecer o serviço público a luz da constituição de 1988 e com vista a defesa dos direitos humanos, a educação pública universal, a saúde pública para todos através do SUS, a um projeto de desenvolvimento econômico que inclua a reforma agrária e uso racional dos recursos naturais e a defesa do meio ambiente, perpassa fundamentalmente com servidores e servidoras públicas com carreiras estáveis, enquanto agentes do Estado brasileiro a serviço de uma sociedade democrática e plural”, completou veiga.

O II Webnário do Sintietfal, assim como o primeiro, contará com tradução simultânea em libras e certificados para os participantes.

Confira a programação abaixo:

23/09 às 15h

Mesa 1: A face neoliberal da reforma administrativa e seus impactos nas políticas públicas para a população brasileira

Cássio Araújo – Procurador do Trabalho

Luciana Caetano –  Economista/Profa. UFAL

Yuri Buarque – TAE do Ifal Satuba e diretor do Sintietfal

Claudemir Martins – Prof. Do Ifal Piranhas, membro do Neabi e diretor do Sintietfal

Mediação: Flávio Veiga – Diretor do Sintietfal

 

24/09 às 15h

Mesa 2: A carreira e a estabilidade do servidor público na mira do Governo

Valmir Vieira de Andrade – Assessoria Jurídica Nacional do Sinasefe

Elizabete Patriota – Pedagoga do Ifal Maceió

Gabriel Magalhães – Professor no Ifal Satuba e diretor do Sintietfal

Carlos Borges – TAE do Ifal Maceió e diretor do Sintietfal

Mediação: Hugo Brandão – Presidente Sintietfal

 

24/09 às 20h

Mesa 3: O Estado brasileiro a luz da Constituição de 1988: As mulheres e seus olhares enquanto agentes do serviço público

Taira Moreira – Assistente social da UFS e coordenadora do SINTUFS

Sílvia Regina –  Professora aposentada e ex-presidenta do Sintietfal

Marilia Matsumoto – Servidora do IFAL

Maria José – Profa. do IFAL Batalha e membra do Neabi

Mediação: Andréa Moraes – Diretora do Sintietfal

 

25/09 às 15h

Mesa 4: É Necessário lutar: Os desafios da atuação político-cidadã e da militância sindical em tempos de discursos fascistas

Magno Francisco – Prof. de Filosofia e autor do livro O que é o Fascismo no Brasil e como derrotá-lo

Wanderlan Porto – Prof. de Filosofia do IFS

Mediação: Yuri Deleon – diretor do Sintietfal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *