INSS adia prova de vida até dia 30 de novembro

(Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo)

Diante da pandemia da Covid-19, a Prova de Vida (recadastramento anual de aposentados e pensionistas) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi adiada para até o dia 30 de novembro.

A decisão foi publicada pelo INSS, nesta quinta-feira, dia 15 de outubro, pela Portaria nº 1.053, de 13 de outubro de 2020, que prorroga a interrupção do bloqueio dos créditos dos benefícios por falta de realização da comprovação de vida, conforme trecho abaixo:

“Art. 1º Prorrogar por mais 1 (uma) competência, outubro de 2020, a interrupção do bloqueio dos créditos dos benefícios por falta de realização da comprovação de vida aos beneficiários residentes no Brasil ou no exterior”.

Devido à Pandemia e a necessidade do isolamento social, a prova de vida ficou suspensa entre março até setembro.

Para fazer a prova de vida é necessário que o/a aposentado/a ou o/a pensionista vá até o banco onde recebe o benefício, portando documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação).

Nos casos em que a representação legal for exercida por tutor/a ou curador/a, o/a responsável deverá comparecer acompanhado/a do/a beneficiário/a, sendo necessária a apresentação:

  • do termo de sentença judicial que o/a nomeou;
  • CPF do beneficiário/a;
  • um documento oficial com foto do/a beneficiário/a ou a sua Certidão de Nascimento, caso seja menor de dezoito anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *