Após repúdio das universidades e Institutos, MEC recua de aulas presenciais em janeiro

Após determinar retorno presencial para todo o sistema federal de Ensino Superior a partir de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) revogou a Portaria Nº 1.030/2020, publicada nesta quarta-feira, dia 02 de dezembro, no Diário Oficial da União.

A portaria determinava a volta às aulas a partir do dia 04 de janeiro de 2021, de forma presencial e em acordo o protocolos de biossegurança.

“Art. 1º As atividades letivas realizadas por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino, de que trata o art. 2º do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, deverão ocorrer de forma presencial, observado o Protocolo de Biossegurança instituído na Portaria MEC nº 572, de 1º de julho de 2020, a partir da data de entrada em vigor desta Portaria”, trecho retirado da portaria.

Com a rejeição de universidades e entidades ligadas à educação, o ministro Milton Ribeiro cancelou a portaria e ainda afirmou que vai abrir uma consulta pública para ouvir a comunidade acadêmica antes de decidir sobre uma possível retomada.

“O Conif repudia o conteúdo da Portaria 1030 e solicita sua imediata revogação, até que tenhamos garantias científicas, sanitárias e de recursos para retomada das atividades, principalmente nesse delicado momento da vida nacional”, afirmou  em nota o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Confira a nota completa aqui.

Para o Sintietfal, o retorno às atividades presenciais pode trazer grandes consequência para a saúde dos/das estudantes, servidores/as e de toda população, principalmente com a volta do aumento de casos de Covid-19 em várias regiões do país.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *