Lançamento de livro e debates marcam agenda de diretores do Sintietfal nesta quarta-feira

Reforma Administrativa e Reforma Agrária foram temas de debates nesta quarta-feira, 16 de dezembro, com os diretores do Sintietfal Gabriel Magalhães e Claudemir Martins, respectivamente.

Pela manhã, Magalhães esteve ao lado de Roberto Leher, ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentando críticas a reforma administrativa de Bolsonaro, a PEC 32, e falando da importância da organização para a defesa dos serviços públicos.

“Essa PEC é tóxica e não tem nada nela que melhore o serviço público. Por exemplo, se é para discutir eficiência, desde 1988 que se fala em controle social na área da saúde. Não tem nada disso, pelo contrário, é  uma reforma para deixar o serviço público na mão de pessoas que podem ser facilmente substituídas. A demissão de servidores públicos não é bom nem para o servidor e nem para a sociedade”, afirmou Gabriel Magalhães, tesoureiro do Sintietfal.

Já pela tarde, o professor Claudemir Martins participou de uma live organizada pelos movimentos do campo para o lançamento de seu livro “Resistência do Campesinato em Meio à Contrarreforma Agrária no Brasil: da luta pela terra à luta para permanecer nos territórios dos assentamentos rurais no Sertão de Alagoas”.

“Então é preciso a gente desconstruir essa narrativa ideológica de criminalização de sujeitos, organizações e movimentos sociais que lutam por algo tão importante para a sociedade brasileira que é a Reforma Agrária”, afirmou Claudemir Martins.

“Reforma Agrária é dividir a terra, dividir a água, dividir a natureza para famílias que queiram trabalhar, produzir alimentos par a sociedade brasileira, que possa ter uma moradia digna, uma autonomia”, acrescentou o professor.

O lançamento do livro contou também com a participação do professor Cícero Albuquerque, da Ufal, e foi coordenado pela representante do MST, Franqueline Terto.

Reforma Administrativa

O webnar “Proposta de Reforma Administrativa – PEC 32/2020: análises e reflexões”, organizado pelo Instituto Federal Fluminense foi transmitido pelo canal do youtube da Rádio IFF Educativa YouTube. Assista o programa completo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *