Sintietfal apoia produção de documentário sobre Padre Júlio Lancelloti

Dirigido por Carlos Pronzato, o filme aborda a invisibilidade dos moradores de rua

Padre usa marreta para retirar pedras colocadas para moradores de rua não dormirem embaixo dos viadutos de São Paulo (Foto: Henrique de Campos)

Com o intuito de fomentar a produção audiovisual independente e promover um debate contra a desigualdade social, o Sintietfal apoiou financeiramente o mais recente projeto cinematográfico “Padre Júlio Lancelloti- Fé e Rebeldia” do cineasta ativista Carlos Pronzato.

O filme mostra um pouco do trabalho que Lancelloti desenvolveu, em plena pandemia da Covid-19, com pessoas em situação de rua, em São Paulo. Além disso, o documentário traz à tona a falta de políticas públicas para os/as marginalizados/as e os ataques que eles sofrem por parte dos/as governantes.

Mais conhecido por sua ousadia e postura contrária aos dogmas conservadores da igreja católica, Júlio Renato Lancellotti, nasceu em 27 de dezembro de 1948, na cidade de São Paulo. Foi ordenado presbítero em 1985 e atualmente exerce a função de pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo-SP.

Há mais de 30 anos, ele dedica seu afeto e empatia a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Enfrentou críticas da extrema direita por acolher a comunidade LGBTQIA+ e usuários de drogas, e, infelizmente, voltou a sofrer ameaças durante a pandemia.

Segundo Carlos Pronzato, a sua mais nova empreitada é fundamental para entendermos a situação terrível em que o neoliberalismo, o capitalismo e, principalmente, o governo de Jair Bolsonaro, estão colocando o povo em situação de rua.

“Estamos sendo acometidos por um genocídio por parte do governo federal e a voz do Padre Júlio fortalece a luta contra esse escárnio e todos/as aqueles/as que se indignam com os ataques à causa social. Padre Júlio Lancellotti, Fé e Rebeldia. É a outra Igreja, a igreja das causas sociais”, explicou.

Para Elaine Lima, vice-presidenta do Sintietfal, fomentar discussões acerca da integração social no Brasil é urgente. “Se trata de compreender essa parte da população de forma humanizada e lutar contra as injustiças sociais que a condenam à miséria. Embora o Sintietfal não possua nenhuma filiação religiosa, sempre defenderá qualquer ação voltada para luta contra as desigualdades sociais”, afirmou.

O apoio à produção foi aprovada, por unanimidade durante Reunião Extraordinária Executiva do Sintietfal, realizada no dia 25 de março, destinando o valor de R$ 3 mil. O documentário tem o lançamento previsto para o dia 1º de maio pelo canal de “Carlos Pronzato” no YouTube.

Carlos Pronzato

O cineasta Carlos Pronzato produziu mais de 70 documentários, entre eles estão “O Panelaço, a rebelião argentina”, “Bolívia, a guerra do gás”, “Buscando Salvador Allende”, “A Revolta do Buzu”, “Marighella, quem samba fica, quem não samba vai embora”, “Ocupa Tudo, Escolas Ocupadas em Paraná”, “A Escola Toma Partido, uma resposta ao Projeto de Lei Escola sem Partido”, “1917, a Greve Geral” entre outros. Suas obras audiovisuais destacam-se pelo compromisso com a cultura, a memória e as lutas populares.

Em 2019, após as grandes manifestações do povo chileno contra as politicas neoliberais e o presidente Sebastián Piñera, Pronzato produziu o documentário “Piñera: La guerra contra Chile”. O filme, lançado em maio de 2020, está disponível gratuitamente no youtube. A iniciativa também contou com o apoio do Sintietfal.

 

3 Comentários em “Sintietfal apoia produção de documentário sobre Padre Júlio Lancelloti

Maria Aparecida da Silva
7 de abril de 2021 em 13:08

Parabenizo o SINTIETFAL por essa iniciativa. Pe Júlio é uma bênção. Lindo o trabalho dele. Todos os domingos assosto a missa celebrada por ele. Ah se uma parte dos padres fosse como esse padre.

Responder
Jorge Braga Barretto
8 de abril de 2021 em 10:33

Na condição de cineasta independente, Carlos Pronzato exerce papel fundamental pelos trabalhos realizados com total transparência, mostrando a realidade nua e crua dos problemas sociais que nos afligem. Como coragem e determinação não lhe faltam, sugiro um documentário bombástico mostrando o passado nebuloso do maior genocida da América Latina. Será sucesso absoluto.

Responder
Sérgio Tavares Pereira
8 de abril de 2021 em 18:52

Parabéns pelo sindicato ter contribuído com a produção do documentário sobre o Padre Júlio Lancelloti.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *