Sintietfal inicia rodada de reuniões para debate do exercício compartilhado

Organizadas por regiões, ao todo serão realizados seis encontros remotos

O Sintietfal inicia na próxima quarta-feira, 14 de abril, uma rodada de reuniões sobre o edital de exercício compartilhado em todos os campi do Ifal. A ação tem como objetivo informar aos/às servidores/as sindicalizados/as e não-sindicalizados/as a respeito da Portaria nº 166/21, já em vigor na instituição, e colher suas sugestões.

Para facilitar a dinâmica e a interação, serão seis reuniões, organizadas por regiões geográficas, e realizadas pelo Google Meet, devido à pandemia de covid-19. As inscrições para participar da reunião no seu campus devem ser realizadas até o dia 12 de abril pelo link.

O primeiro encontro será dia 14 de abril com os/as servidores/as das unidades Santana do Ipanema, Piranhas e Batalha. No dia 19 de abril, participam docentes e TAEs dos campi Palmeira dos Índios e Arapiraca. E dia 22, os/as servidores/as de Marechal Deodoro, Benedito Bentes e São Miguel dos Campos.

Na última semana de abril, docentes e TAEs dos campi Maceió, Murici e Coruripe reúnem-se com o sindicato dia 26; os/as de Satuba e Viçosa, dia 28; e, por último, servidores/as de Penedo, Rio Largo e Maragogi, dia 29.

Os/as servidores/as interessados/as em participar das reuniões deverão acessar este link e preencher o formulário. Os horários das reuniões só serão definidos após o cadastramento de todos/as no documento. Logo, é de suma importância o preenchimento do formulário, não só para a garantia de participação na reunião, mas para que, democraticamente, seja escolhido o turno da reunião. O link de acesso será enviado para o e-mail do/a servidor/a no dia anterior à reunião. A medida está sendo tomada por precaução após a invasão de haters na última assembleia.

+++ Assembleia Geral Extraordinária Virtual do Sintetfal sofre ataque de grupo fascista

“A iniciativa reafirma a importância do diálogo com a categoria para a construção de uma portaria mais transparente e democrática. É necessário que os/as servidores/as sejam ouvidos/as e que suas demandas sejam inseridas no documento”, afirmou Anny Barros, docente de Palmeira dos Índios e diretora adjunta de comunicação do Sintietfal.

Exercício Compartilhado

O edital foi criado para regulamentar a possibilidade de professores/as e técnicos/as administrativos manterem atribuições específicas e gerais de seu cargo em unidade diferente da sua de lotação. Porém, o documento não apresenta nenhuma garantia de que o exercício compartilhado não se sobreponha ao direito de remoção interna dos/as servidores/as.

Pelo contrário, da maneira como foi estruturada a portaria 166/2021, principalmente nos arts. 9º (que permite a prorrogação ad eternum do exercício compartilhado, caso a administração julgue necessário), 14º, 15º e 16º, o mecanismo do exercício compartilhado representa uma ameaça real ao direito à remoção interna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *