Começa hoje ciclo de debates sobre o “Objeto 2” do Plano Nacional do Livro Didático

Webnário da Frente Nacional por um PNLD Democrático será transmitido também pelo facebook do Sintietfal

A Frente Nacional por um Plano Nacional do Livro Didático Democrático inicia nesta segunda-feira, 26 de julho, um ciclo de debates sobre o “Objeto 2” do novo PLND. O primeiro encontro está marcado para hoje, às 19h, pelo youtube e facebook da Frente. O Sintietfal reproduzirá ao vivo o evento em seu facebook.

O webnário da Frente por um PNLD Democrático contará com 4 encontros entre os dias 26 de julho e 9 de agosto, sempre às 19 horas. A mesa 1 tem como tema “Disciplinas Escolares ou Itinerários Formativos? Desafios da Inter[disciplina]ridade no Objeto 02 do Novo PNLD” e contará com a presença da professora Dra Rosimeri da Silva Pereira (Unirio), do professor Dr Dalton Alves (Unirio) e o professor MSC Flávio Sarandy (UFF). Confira o card do evento.

No dia 2 de agosto (segunda-feira), o tema do segundo encontro é “Os impactos do trabalho docente a partir do Novo PNLD”. A mesa 3 acontece no dia 6 de agosto (sexta-feira) com o tema “Presença ou ausência das relações étnico-raciais, de gênero e diversidade no Objeto 02 do Novo PNLD?”. Fechando o webnário, no dia 9 de agosto (segunda-feira), será debatido “Por que recusar o Objeto 2 do Novo PNLD? Textos e Pretextos”.

De acordo com a Frente, o webnário ajudará a comunidade escolar a esclarecer sobre as mudanças no Plano Nacional do Livro Didático. “O PNLD não se trata apenas da escolha do material didático e, desta forma, não pode ser uma consulta burocrática de preenchimento ao questionário digital, mas fruto de amplo debate e reflexão pedagógica. Consideramos que o chamado OBJETO 2 – obras por área do conhecimento em substituição às disciplinas básicas – deve ser compreendido a partir da política estruturante em um contexto de desmonte da educação pública e democrática, orientando o preparo de materiais didáticos e do currículo escolar alinhados à BNCC e à Reforma do Ensino Médio, as quais combatemos”.

Para participar do evento, basta se inscrever pelo link. O certificado será liberado mediante presença em 75% da programação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *