Em comemoração aos 112 anos do campus Maceió, ex-dirigente sindical faz discurso em defesa do serviço público

Ex-diretora do Sintietfal, Silvia discursa em representação aos/as aposentados/as

O campus Ifal Maceió comemorou nesta quinta-feira, 23 de setembro, os 112 anos da instituição. Em cerimônia realizada no auditório Oscar Sátyro, a ex vice-presidenta do Sintietfal, Silvia Regina, recebeu diploma de honra ao mérito e defendeu a importância do serviço público e da luta contra a PEC 32.

+++ Leia o discurso completo aqui. 

“Neste momento em que somos agraciados com o diploma de honra ao mérito por termos dedicado tantos anos de nossas vidas a esta Instituição Pública de Ensino, muitos de nossos colegas estão em Brasília, lutando contra a aprovação da PEC 32, a PEC da Reforma Administrativa, a qual dentre os inúmeros problemas que aprofunda, vulnerabiliza ainda mais a já inabsoluta estabilidade dos servidores e, consequentemente, põe em risco a sua aposentadoria na administração pública”, afirmou Silvia Regina, que recebeu homenagem em nome dos/as aposentados/as.

Em sua fala, Silvia homenageou os/as aposentados/as e servidores/as, celebrando os 100 anos do patrono da educação brasileira, Paulo Freire.

“Voltar aqui hoje e festejar, com todos, mais este aniversário do campus Maceió, cientes de que temos parte na construção deste legado para a sociedade, cientes de que somos parte de uma instituição que tem seus princípios basilares na teoria de Paulo Freire e defende uma educação democrática, acessível a todos, humanizadora, cidadã, crítica e inclusiva, cujos sujeitos sejam capazes de transformar a realidade social deste país…não em preço. Se estivesse vivo, no dia 19 de setembro, Paulo Freire seria centenário. Viva Paulo Freire!”, afirmou Silvia durante sua homenagem.

112 anos do campus Maceió

A rede teve início na cidade de Maceió, no dia 23 de setembro de 1909, com a criação das Escolas de Aprendizes e Artífices. Seguindo em 1937 com a alteração do nome para Liceu de Artes e Ofícios, que, posteriormente transformou-se na Escola Industrial de Maceió e, depois, na Escola Industrial Deodoro da Fonseca.

Em 1968, a Escola Industrial Deodoro da Fonseca, tornou-se em Escola Técnica Federal de Alagoas (ETFAL). No final do século XX, em 1999 a ETFAL, passou a ofertar alguns cursos superiores, sendo necessária a alteração da nomenclatura, tornando-se o Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (CEFET-AL). Por fim, através da Lei nº 11.892/08, de 29 de dezembro de 2008, foram criados 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) em todo o Brasil, entre eles, o Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Com informação: Rede social do campus Ifal Maceió.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *