Em nota à reitoria, Sintietfal propõe prorrogação do trabalho remoto até 31 de dezembro

Audiência pública, debate no Consup e medidas sanitárias também estão colocadas no documento

O Sintietfal protocolou nesta quinta-feira, 02 de setembro, uma nota à reitoria com reivindicações da categoria sobre o retorno presencial. Prorrogação do trabalho remoto até o dia 31 de dezembro de 2021, realização de audiência pública e a exigência de comprovação de completa imunização estão entre as demandas aprovadas em Assembleia Geral virtual, realizada no último dia 26 de agosto.

+++ Retorno presencial: Assembleia define luta conta os cortes de verbas e por vacinação para todos/as

“Em nossa Assembleia, a categoria demonstrou preocupação quanto ao retorno às atividades presenciais. Sabemos que os jovens estão, no máximo, com a primeira dose e a pesquisa de opinião é insuficiente para uma tomada de decisão tão importante. Um debate amplo, promovido pela reitoria, que é uma das nossas sugestões na nota protocolada, seria de suma importância, não só para pensarmos nas condições sanitárias adequadas para um retorno, como também nas questões orçamentárias de cada campus”, afirmou Anny Barros, diretora do Sintietfal.

O debate sobre o retorno presencial foi pautado na Assembleia, em virtude da consulta pública realizada pelo Ifal até o dia 30 de agosto. Para a categoria, a iniciativa da reitoria foi importante embora “insuficiente”.

“A reitoria deveria fazer uma grande audiência pública, de forma remota, com especialistas, com o sindicato, com representante dos campi. Um grande debate público sobre o que significa 27% da vacinação, o que representa a variante Delta. A reitoria precisa assumir a responsabilidade dela, chamar uma audiência pública com todos os atores sociais”, defendeu Claudemir Martins, diretor do Sintietfal.

A realização de uma audiência pública é a primeira reivindicação no documento entregue à Reitoria. A demanda que se apresente em sequência é a decisão final sobre o retorno ser tomada pelo órgão máximo da instituição, o Conselho Superior.

Os/as presentes na assembleia definiram também que o cartão de vacinação, comprovando a completa imunização, deve ser uma exigência da instituição. A vacina é, comprovadamente, o método para diminuir o contágio e combater à pandemia.

Por último, a Assembleia aprovou também o indicativo do dia 31 de dezembro de 2021 para a prorrogação da manutenção do trabalho remoto no Ifal. Essa medida já foi tomada no IFCE e na UECE, por exemplo, como forma de se prevenir da variante Delta e possibilitar que a imunização dos adolescentes esteja completa.

Documento

A nota com as reivindicações aprovadas na Assembleia foi elaborado e assinado pela diretora do Sintietfal, Anny Barros, e pelo professor Luís Márcio, eleitos pelo coletivo para tal atribuição. Confira aqui o documento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *