Nota do Sintietfal sobre o anúncio do retorno gradual, escalonado e seguro

O Sintietfal vem a público esclarecer que, desde a consulta pública sobre o retorno presencial, tem tentado reunião com o Reitor para tratar sobre o tema.

Nesse período, realizamos assembleia com a categoria no dia 26 de agosto e debatemos propostas que foram encaminhadas por ofício à Reitoria, como a realização de audiência pública e a prorrogação do trabalho remoto até o final de 2021.

Mesmo o Reitor Carlos Guedes se mostrando aberto ao diálogo, a reunião entre o sindicato e ele só deve acontecer na próxima sexta-feira, 29 de outubro. Na última segunda-feira, 25 de outubro, até houve uma tentativa quando o reitor abriu a reunião e saiu para participar de outras agendas, deixando sua equipe com a representação sindical.

A principal preocupação do Sintietfal é com o tratamento diferenciado dado aos/às Taes e aos/ às Docentes e a ausência da obrigatoriedade da vacinação nas normativas publicadas para o retorno presencial (Portaria Nº 3337/2021, Portaria Nº 3343/2021, Resolução Nº 45/2021).

Não concordamos com o retorno imediato como está posto, ainda que existam, acertadamente, as exceções, como as comorbidades. Os/as próprios/as TAEs também devem ter seu retorno gradual, escalonado e seguro, não precisam voltar todos/as no mesmo momento. Além disso, queremos debater a situação orçamentária, a segurança sanitária no Ifal e a própria flexibilização da jornada dos/das TAEs. Esperamos que a reunião marcada para a próxima sexta-feira, 29 de outubro, avance nesses pontos.

À categoria, o Sintietfal reafirma seu compromisso com a defesa de direitos e espera na sexta-feira, após a reunião com o Reitor, publicar todos os encaminhamentos resultantes da reunião.

Maceió, 27 de outubro de 2021

Sintietfal

Gestão 2019/2022: Avançar nas conquistas e na reconstrução sindical

Um Comentário em “Nota do Sintietfal sobre o anúncio do retorno gradual, escalonado e seguro

Maria José
29 de outubro de 2021 em 06:38

Bom dia!

Por que não puxam greve para os TAES, tendo em vista o tratamento diferenciado entre TAES e docentes, além do fato de que os mesmos estavam realizando seu trabalho remotamente e os alunos querem o retorno das aulas presenciais?

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *