Servidores do IFAL realizam paralisação em defesa de direitos

Dezenas de servidores do Instituto Federal de Alagoas se concentraram hoje, 1º de abril, em frente à Reitoria para defender qualidade no serviço público. A paralisação, deliberada na assembleia geral do Sintietfal, foi uma demonstração da mobilização da categoria em defesa das 30 horas e contra o ponto eletrônico.

 

A atividade contou com a presença de servidores de diversos câmpus e da Reitoria, dos representantes da CIS, de dois coordenadores do SINASEFE Nacional, Williams Vieira e Silvio Rotter, e do representante do Sindjus e da CSP-Conlutas, Paulo Falcão.

 

Hugo Brandão, presidente do Sintietfal, defendeu a necessidade de a categoria resistir contra a tentativa da retirada de direitos. “Queremos garantir que toda a instituição funcione 12 horas contínuas e atenda de forma qualificada à sociedade em geral. Para isso, é preciso lutar em defesa das 30 horas e pela contratação de mais servidores”, disse Hugo.

 

Da mesma forma, o coordenador geral do SINASEFE, Williams Vieira, demonstrou que essa luta tem acontecido em todo o Brasil. “Tem sido uma política do Governo Federal para os Institutos Federais ser contra a flexibilização e ser contra a redução da nossa jornada, porque isso significa mexer no redimensionamento da força de trabalho, isso significa ter que contratar mais funcionários”, afirmou o representante do Sinasefe, que junto à Silvio Rotter, veio demonstrar o apoio da entidade nacional à luta dos servidores do IFAL.

 

 

Os representantes da CIS explicaram que o direito às 30 horas está previsto em lei e que é com base nessa lei que a comissão tem elaborado seu relatório. “Estamos preparando nosso relatório que oferece todo o subsídio para a flexibilização da jornada de todos os TAEs. Mas, a decisão final é do Reitor que pode encaminhar um relatório diferente do que fizemos. Por isso, temos que estar mobilizados para luta”, disse Ricardo Ribeiro, membro da CIS.

 

A categoria, ao final, deliberou por realizar uma reunião com o Reitor Sérgio Teixeira na próxima sexta-feira, 8 de abril. A reunião ainda não foi confirmada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *