Assembleia Geral elege representantes ao ENE e aponta luta contra o PLP 257

O Sintietfal realizou nesta segunda-feira, 23 de maio, uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para debater a situação do país, os impactos sobre os serviços públicos do Projeto de Lei Complementar PLP 257/2016 e o Encontro Nacional de Educação.

O centro da discussão girou em torno do projeto conhecido como pacote antisserviço público – que deve atacar diretamente os servidores públicos em todas as esferas – e como a participação do Sintietfal no ENE pode ajudar nesse debate.

Para o presidente do Sintietfal, Hugo Brandão, o Encontro pode unificar diversos setores para lutar em defesa da educação pública.  “Discutir o Encontro Nacional de Educação é extremamente importante para a gente porque a atual conjuntura e o PLP 257 vai determinar como será a educação daqui para a frente. Hoje, estamos correndo risco de sermos extintos, porque o PLP prevê suspensão de concursos públicos, congelamento salarial e o ataque a estabilidade”, disse Brandão.

A preocupação de o Projeto de Lei atacar diretamente os servidores do IFAL foi levantada pela diretora de assuntos jurídicos. “Nosso desafio é mobilizar nossos colegas. Esse é o momento em que a conjuntura traz a dor e o sofrimento para dentro do serviço público. Durante a semana os Ministros têm falado que nenhum direito adquirido é eterno e tratam a estabilidade no serviço público apenas como uma expectativa de direito”, afirmou Elizabete Patriota.

O servidor Zilas Nogueira defendeu ainda uma atuação sindical que dialogue com o povo em geral sobre esse ataque aos direitos. “Temos que nos empenhar nessa luta contra o PLP porque não é uma luta de interesses particulares da nossa categoria, mas uma luta de toda a sociedade contra a privatização e o desmonte do serviço público”, defendeu Nogueira.

Em Piranhas, essa luta já deu um primeiro e contundente passo com a paralisação no dia 12 de maio. O professor de sociologia, Levy Brandão, esteve na assembleia e convocou os colegas a se espelharem no movimento realizado no sertão alagoano.

“Lá fizemos um debate sobre a situação do país com estudantes e servidores de várias áreas. Fizemos visitas à rádio e foi um momento produtivo de debate com a sociedade. Foi muito bom e estou compartilhando para que vocês possam fazer momentos como esses nos outros câmpus”, conclamou o professor.

Materiais impressos e audiovisuais foram aprovados de ser produzidos pela comunicação do Sintietfal para demonstrar o perigo da PLP 257 – principalmente, diante de um governo ilegítimo, impopular e privatista – e para mobilizar servidores e a sociedade contra os retrocessos.

Encontro Nacional de Educação

Votação para o ENE 2016

A Assembleia Geral aprovou a proposta de levar seis servidores de Alagoas para participar do Encontro Nacional de Educação em Brasília (DF), sendo três eleitos pela base e três eleitos pela diretoria. Fabrício Tavares, Gabriel Magalhães e Mayara Esteves foram eleitos na AGE. Os demais nomes serão apresentados pela direção sindical. O evento ocorre de 16 a 18 de junho na Universidade de Brasília (UnB).