Reajuste anual: Sintietfal e Unimed divergem em percentual

O Sintietfal recebeu na manhã desta sexta-feira, 13, em sua sede, a representante de vendas da Unimed, Janice Lima, para negociar o reajuste anual do plano de saúde. Janice propôs o aumento 30,79% nas mensalidades dos conveniados. O sindicato rejeitou a proposta e apresentou o valor de 13,55% em contrapartida.

 

“A Agência Nacional de Saúde (ANS) determinou o percentual de reajuste de 13,55% para pessoa física. Ainda que nosso contrato seja coletivo, nós defendemos esse valor para que o nosso filiado não seja penalizado com um reajuste acima da média”, afirmou Gabriel Magalhães, tesoureiro do Sintietfal.

 

A diretoria sindical argumentou, na reunião, que a Unimed tem reajustado anualmente os valores bem acima do proposto pela ANS e que isso tem gerado desagrado entre os sindicalizados. Em 2015, o reajuste foi de 19,9%. “Consideramos abusivo o aumento no ano passado e não aceitaremos novo aumento abusivo da Unimed”, assegurou Magalhães.

 

Sem um entendimento do reajuste para 2016, uma nova reunião será marcada para dar continuidade às negociações.

 

Outras demandas

 

O ofício protocolado pelo Sintietfal junto à Unimed apresentou outras pautas que a reunião desta sexta-feira não tratou: repasses efetivados à antiga Diretoria do Sintietfal, presidida por Nilton Coelho; e a situação atual do convênio. A representante de vendas disse que não estava autorizada a tratar de outro assunto senão o reajuste.

 

Caso a Unimed não responda administrativamente as questões levantadas, o sindicato será obrigado a buscar judicialmente tais respostas. “Queremos tomar pé de tudo que foi repassado pelo convênio à antiga gestão, inclusive saber se o Sintietfal ainda tem valores de crédito junto ao plano de saúde”, concluiu o tesoureiro sindical.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *