Assembleia Geral decide lutar contra aumento abusivo da Unimed

Os servidores do IFAL, reunidos em Assembleia Geral, nesta terça-feira (3), definiram lutar contra o reajuste anual proposto pela Unimed Maceió. O plano de saúde quer um aumento de 70,49% na mensalidade dos filiados ao Sintietfal para a prestação de serviços médicos e hospitalares.

A assembleia, com a maioria de aposentados, aprovou uma comissão para acompanhar a negociação junto à empresa e decidiu, caso não exista acordo quanto ao novo valor, ingressar na justiça para impedir o aumento abusivo.

A categoria quer a limitação do aumento anual ao valor autorizado pela Agência Nacional de Saúde para os planos de saúde individuais. Em 2017, o valor foi de 13,55%. Segundo a Unimed, esse valor é impraticável, pois a sinistralidade (relação entre despesa e custo) atingiu 127% no último ano.

Para a vice-presidenta do Sintietfal, Silvia Regina, o sindicato vai recorrer até a última instância para impedir esse aumento abusivo. “A Unimed enviou uma notificação aos nossos conveniados já comunicando esse aumento de 70% para maio. Isso é um absurdo. A empresa tem que respeitar o sindicato e a categoria, não pode impor aumentos unilaterais, principalmente dessa porcentagem”, exclamou a dirigente sindical.

O contrato de prestação de serviços médicos e hospitalares entre o Sintietfal e a Unimed existe desde 1993, tendo sido atualizado em 2000. É um plano de grupo fechado e beneficia cerca de 830 vidas, entre sindicalizados, dependentes e agregados. Com o reajuste, muitos podem abandonar o convênio.

“Essa proposta de reajuste pretende acabar de vez com o convênio que existe há mais de 20 anos com o Sintietfal. A Unimed alega que é prejuízo manter assistência médica para esse grupo e quer deixar pessoas idosas sem cobertura de saúde . Não iremos permitir isso, a empresa não pode lucrar durante anos e depois querer obrigar, por aumentos consecutivos, que conveniados, na idade que mais precisam, abandonem o plano por não ter condições de pagar”, afirmou Gabriel Magalhães, tesoureiro do Sintietfal.

A comissão de negociação com a Unimed, eleita na Assembleia, e o departamento jurídico do Sintietfal reúnem-se na manhã desta quarta-feira, 4 de abril, para definir encaminhamentos sobre o reajuste. Além disso, uma nova Assembleia Geral ficou marcada para o dia 9 de abril, às 13h, no Auditório de Informática, no câmpus Maceió, para apresentar o resultado da negociação entre o Sintietfal e a Unimed e definir novos encaminhamentos.

2 Comentários em “Assembleia Geral decide lutar contra aumento abusivo da Unimed

Alois Pastl Neto
10 de abril de 2018 em 17:12

Como foi o resultado com a Unimed?

Responder
Ascom Sintietfal
11 de abril de 2018 em 13:14

Eles estão irredutíveis na porcentagem de reajuste. Diante disso, o Sintietfal convocou uma nova Assembleia para segunda-feira, 16, para informar sobre a reunião e definir encaminhamentos. Aguardamos você lá!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *