Unimed: Sintietfal defende reajuste anual inferior ao de 2018

Plano de Saúde pediu 60,58% para 2019; contraproposta do Sindicato é de 17%

Em reunião com a Unimed Maceió, o Sintietfal rejeitou o reajuste abusivo proposto pelo plano de saúde para 2019. A empresa pediu aumento de 60,58% nas mensalidades considerando a alta sinistralidade (utilização), calculada em 112,93%.

Na primeira reunião de negociação, realizada nesta terça-feira, 2 de abril, o Sindicato apresentou a contraproposta de 17% . O reajuste anual, embora não definido, deverá ser aplicado a partir do mês de maio. A Unimed deve dar retorno até quinta-feira, 4.

Para o Sintietfal, o reajuste deste ano não pode ser maior do que os 20% aplicados em 2018. Ano passado, a Unimed chegou a pedir 70% de reajuste. “A sinistralidade reduziu do ano passado pra cá, de 127% para 112,93%, e o prejuízo que a Unimed alega ter, em decorrência da alta sinistralidade, caiu de 42,86% para 27,82%. A gente não abre mão que o reajuste deste ano seja menor do que o do ano passado”, afirmou Silvia Regina, vice-presidenta do Sintietfal.

Para Silvia, apesar dos prejuízos alegados pelo plano de saúde, é preciso que sejam considerados outros fatores, como o empenho que o sindicato tem feito para garantir a sustentabilidade do plano.

“O Sintietfal tem feito um esforço hercúleo no sentido de reduzir a sinistralidade do plano, o que se verificou na planilha da própria Unimed apresentada na reunião. Além disso, houve a parceria Sintietfal-G2C para oxigenação do plano, com novas vidas, e a previsão do consequente saneamento da sinistralidade para 2020. Sem falar que a maioria dos servidores não recebeu aumento salarial”, explicou a dirigente sindical.

+++ Unimed: Assembleia decide por parceria para permitir novas adesões ao plano de Saúde

Em busca uma solução para a alta sinistralidade e da adoção de medidas que restabeleçam a saúde financeira do plano, o Sintietfal também pediu a abertura de conta dos gastos dos maiores usuários do plano, a fim de serem avaliados pelo médico perito da G2C.

Por fim, a representante da G2C, Erica Ferreira, propôs à Unimed a apresentação de um novo plano estadual Unimed para comercialização entre os servidores do Ifal, filiados ao Sintietfal, a fim de oxigenar mais rápido, com novas vidas, o plano, de modo a diminuir a alta sinistralidade que impõe, ano a ano, os elevados reajustes das mensalidades.

Presença

Participaram da reunião com a representante da Unimed, Leilane Santos, o advogado do Sintietfal, Clênio Pacheco Júnior, o presidente e a vice-presidenta do Sintietfal, Hugo Brandão e Sílvia Regina, o diretor de aposentados, Nivaldo Macário, a representante da comissão da base para negociação com a Unimed, Maria Salete, e a representante da administradora G2c, Erica Ferreira.

Ata da reunião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *